Na senda da sustentabilidade, marca portuguesa de joalharia quer criar com prata reciclada

A Wonther nasceu em Novembro de 2019 e tornou-se recentemente a única marca de jóias portuguesa a receber o certificado Responsible Jewellery Council. Agora, lançou uma campanha inétida de reciclagem e reutilização de materiais preciosos.

Foto
A marca portuguesa de joalharia portuguesa foi a única a receber o certificado Responsible Jewellery Council Wonther

A ética e a sustentabilidade são os motes da portuguesa Wonther. O conceito da marca de joalharia, criada por Olga Kassian, passa por transmitir a ideia de que as jóias não são apenas acessórios e que podem representar e significar algo mais. Com pouco mais de oito meses de existência, a Wonther pretende agora alertar para a poluição que a indústria da mineração provoca no planeta.

A campanha Love, Give Back, Repeat (Ama, Retribui, Repete, numa tradução literal), que está em vigor de 23 de Julho a 31 de Agosto, tem como objectivo incentivar a circulação de metais preciosos e dinamizar a indústria da joalharia portuguesa, ao mesmo tempo que visa reduzir a compra de prata nova. Para isso, incentiva todos aqueles que tenham qualquer tipo de peças de prata usadas e indesejadas, desde joalharia até pratos ou outro tipo de utensílios, a doarem-nas, em troca de 20% de desconto numa próxima compra na loja online.

“O sustentável já não é apenas uma tendência, tem de ser a nossa realidade. Não existem metais preciosos 100% limpos ou ecológicos a não ser que sejam reciclados”, explica Olga Kassian, em comunicado de imprensa.

“Com esta iniciativa a Wonther acredita que vai influenciar outras marcas a repensar modelos de negócio e a adoptar práticas mais sustentáveis, até porque é isso que o mercado nos mostra: os consumidores estão mais atentos às políticas eco-friendly das marcas, factor decisivo na escolha final”, acrescenta ainda a criadora.

As peças que forem entregues à marca serão devidamente recicladas, não havendo qualquer perda nas particularidades do material, e terão uma segunda vida. De acordo com informações recolhidas pelo PÚBLICO junto da marca, o metal em causa será recuperado e usado para criar uma nova jóia que vá ao encontro do estilo da Wonther.

Texto editado por Carla B. Ribeiro

Sugerir correcção