Tesla lucra 90 milhões no segundo trimestre apesar da paragem da fábrica dos EUA

Este foi o quarto trimestre positivo consecutivo par o grupo de Elon Musk. Ainda assim, a receita caiu 4,9% face ao mesmo período do ano passado.

Foto
LUSA/FELIPE TRUEBA

A empresa norte-americana Tesla registou um resultado líquido de 104 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros) no segundo trimestre deste ano, apesar da paralisação de sete semanas na fábrica de montagem de automóveis do grupo nos EUA, devido à pandemia de covid-19.

Este foi o quarto trimestre positivo consecutivo para a fabricante de carros eléctricos, o que deixa esta empresa qualificada para ser incluída no índice Standard & Poor’s 500 (S&P 500). Segundo noticia a agência AP, uma decisão sobre essa eventual inclusão da Tesla no índice bolsista será tomada mais tarde.

As restrições impostas pelo governo da Califórnia forçaram a fabricante de carros eléctricos e painéis solares liderada por Elon Musk a fechar a sua única unidade de montagem nos Estados Unidos, em Fremont, Califórnia, entre 23 de Março e 11 de Maio.

A receita consolidada do grupo caiu, contudo, 4,9% face ao mesmo período do ano passado, para 6000 milhões de dólares (cerca de 5,1 mil milhões de euros ao câmbio actual), superando, no entanto, as estimativas de 5,37 mil  milhões (cerca de 4.450 mil milhões de euros) dos analistas consultados pela Reuters.

A empresa do multimilionário Elon Musk comunicou que o desempenho semestral a posiciona para uma segunda parte do ano bem sucedida, à medida que a produção continuar a aumentar. A fabricante anunciou ainda que já escolheu o local para instalar a sua segunda fábrica de montagem nos Estados Unidos, embora não tenha divulgado o destino escolhido.

A zona de Austin, no Texas, era considerada a favorita, mas Tusla, no Oklahoma, é também uma possibilidade.

Sugerir correcção