Um título nacional único entre amadores e profissionais

Campeonato Nacional Absoluto – AUDI terá novo formato e prize-money de €20.000

Foto
Leonor Medeiros (Quinta do Peru) e Daniel da Costa Rodrigues (Miramar) com os troféus de campeões em 2019 © FIlipe Guerra

O primeiro Campeonato Nacional Absoluto – AUDI jogou-se em 1934, já lá vão 86 anos. Agora, a 87.ª edição muda de formato e deixa de ser um exclusivo de amadores, juntando-se-lhes os profissionais portugueses. Todos em busca não só dos seus próprios títulos, como de outros até hoje inéditos em Portugal: os de campeões nacionais absolutos de golfe, entre amadores e profissionais, em homens e senhoras.  

Para os amadores, esta competição ao mais alto nível servirá como teste ao seu nível de jogo também face aos profissionais. Para os profissionais, além do prestígio, entra em jogo um prize-money aliciante – e, depois da longa paragem pandémica, será o culminar de quatro semanas consecutivas de competição.  

A escolha da data do Campeonato Nacional Absoluto – AUDI teve em conta a possibilidade de reunir toda a elite profissional e amadora, jogando-se na semana imediatamente a seguir ao Swing Ibérico do European Tour, composto pelo Andaluzia Masters (3 a 6 de Setembro), Portugal Masters (10 a 13) e Open de Portugal at Royal Óbidos (17 a 20).  

Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG, afirmou: “É um formato experimental, mas que trará grandes benefícios, seja para os amadores como para os profissionais. Estamos convictos que juntar os melhores jogadores nacionais numa só competição será um incentivo para todos. O investimento da FPG em prémios monetários para este campeonato resulta da nossa estratégia de apoio aos jogadores profissionais que este ano se viram privados de competir com maior intensidade devido à pandemia.”  

E sublinhou: “Em termos de data o Campeonato Nacional Absoluto – AUDI encaixa que nem uma luva, pois vai permitir aos jogadores profissionais competirem três semanas seguidas em Portugal, ao mais alto nível – Portugal Masters, Open de Portugal at Royal Óbidos e o Campeonato Nacional Absoluto – AUDI”.  

No domingo, 27 de setembro, terá lugar um Pro-Am, organizado pela FPG e pelo Oporto Golf Club, com os fundos angariados a reverterem para o investimento na academia do clube.  

A ligação da AUDI ao golfe é já antiga, e foi reforçada em 2017 com a sua ligação à Federação Portuguesa de Golfe. Em 2018, tornou-se também o naming sponsor, ou patrocinador principal, do Campeonato Nacional Absoluto, a mais emblemática competição interna do calendário federativo.  

Nas duas edições já realizadas desde então, coroou como campeões nacionais amadores absolutos Pedro Lencart e Leonor Bessa (ambos do CG Miramar), em 2018, no campo Ribagolfe I; e Daniel Rodrigues (CG Miramar) e Leonor Medeiros (CG Quinta do Peru), em 2019, no Montado Hotel & Golf Resort.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar