Uma história dos vírus que estão a mudar o mundo: Contágio, de David Quammen

Esta viagem do livro do escritor de divulgação científica David Quammen começa na Austrália, com o vírus Hendra, mas passa um pouco por todo o mundo e por outros vírus, tal como nos alerta o virologista Pedro Simas no prefácio da obra. Já disponível nas livrarias portuguesas, Contágio é uma edição da Objectiva. Aqui pode ler-se um excerto do primeiro capítulo intitulado O cavaleiro da morte.

Foto
Nuno Ferreira Monteiro

Durante uma viagem à Austrália, parei em Cairns, uma aprazível cidade turística a aproximadamente 1600 quilómetros a norte de Brisbane, e ali conversei com uma jovem veterinária. Não me recordo de como a localizei; ela evitava publicidade e não queria que o seu nome fosse divulgado. Mas concordou em falar comigo sobre a sua experiência com o Hendra. Fora breve, essa experiência, mas em dois papéis: como médica e como paciente. Na época, era a única pessoa que sobrevivera ao Hendra na Austrália, além do cavalariço Ray Unwin, que também fora infectado pelo vírus e não morrera. Conversámos na sala da pequena clínica veterinária onde ela trabalhava.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção