Conclusão de conclusões

O problema foi o Conselho Europeu ter empurrado com a barriga a questão dos valores da União até ao momento em que foi preciso unanimidade para decidir de dinheiros.

Após cinco dias de cimeira, muitas versões e números e rumores diferentes, aqui nos encontramos apenas com um documento de 57 páginas chamado “Conclusões” da reunião extraordinária do Conselho Europeu de 17, 18, 19, 20 e 21 de julho de 2020. Apesar de o texto ser só um, traduzido em 23 línguas diferentes, as interpretações não poderiam ser mais divergentes. Qual é então o resultado daquilo que os nossos chefes de Estado e de governo andaram a discutir até à exaustão? Será que eles mesmos sabem? Esta é a minha tentativa de extrair uma conclusão sobre as conclusões do Conselho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção