Londres tornou-se uma “lavandaria” onde oligarcas russos são recebidos de “braços abertos”

Relatório diz que figuras próximas de Vladimir Putin contam com a conivência de uma “indústria de facilitadores” em Londres que lhes permite utilizar a capital financeira para lavar dinheiro ilícito e aumentar a influência no Reino Unido.

Foto
Relatório diz que elites russas próximas de Putin têm feito doações a partidos políticos Reuters/SPUTNIK

A interferência da Rússia no Reino Unido é o “novo normal” e há “muitos russos com ligações próximas a [Vladimir] Putin que estão bem integrados no tecido social e empresarial do Reino Unido e que são aceites devido à sua riqueza”. Por isso, Londres tornou-se um “destinado particularmente favorável para os oligarcas russos e para o seu dinheiro” e a influência de Moscovo já entrou em organizações políticas britânicas. Estas são algumas das conclusões do relatório da Comissão Parlamentar de Informação e Segurança, apresentado na terça-feira, sobre a interferência da Rússia no Reino Unido, que expõe a capital britânica como uma “lavandaria” onde oligarcas russos lavam o seu dinheiro ilícito e são recebidos de “braços abertos”. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção