Ivo Rosa e Carlos Alexandre não devem estar sozinhos. Associação de juízes quer mais magistrados a analisar grandes casos

Em Setembro juízes vão avançar com uma proposta para aumentar o número de magistrados do Tribunal Central de Instrução Criminal ou, em alternativa, para fundir esta instância com o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. Objectivo é acabar com “pessoalização das decisões” que, dizem, cria descrédito na Justiça.

Foto
"As pessoas olham para aquele tribunal e, em vez de se focarem nas matérias que estão em análise, focam-se nos juízes”, critica Manuel Ramos Soares Rui Gaudêncio

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) não quer as principais investigações criminais do país controladas por apenas dois juízes, como acontece no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), onde trabalham Carlos Alexandre e Ivo Rosa. O presidente da ASJP, Manuel Ramos Soares, insiste que naquele tribunal há um problema de “pessoalização das decisões” que cria um descrédito da Justiça que é preciso resolver.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção