Brincar com o fogo

Rutte pareceu apostado em sair da cimeira com a “glória” de ter feito capitular o poderoso duo franco-alemão. Para quê e porquê?

1. “Enquanto reflectia sobre as mudanças que a covid-19 podia inspirar, veio-me à memória uma deixa de Nonsense Novels de Stephen Leacock: ‘Lorde Ronald não disse nada, saiu disparado da sala, saltou para a garupa do cavalo e afastou-se a galope em todas as direcções.” Ivan Krastev usou esta boutade no seu ensaio sobre o mundo que pode emergir da crise pandémica (O Futuro por Contar, Editora Objectiva) para insistir na dificuldade em fazer previsões. Se substituirmos cavalos por aviões, talvez possa ser visto assim o desfecho da reunião dos líderes europeus depois de quatro dias de crispação e desentendimento que não desaparecem com um acordo. O risco é cada um regressar ao seu país, com o desânimo de saber que a Europa ainda pode “partir em todas as direcções”. Quando mais precisa de unidade. Perante uma crise de dimensões inigualáveis e uma realidade internacional que lhe é hostil.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção