Sondagem mostra que 66% acredita que vem aí mais austeridade

Pela primeira vez na crise, o inquérito da Católica mede o pulso às expectativas que os portugueses têm para o país nos próximos dois anos. Pessimismo na economia reina.

Foto
O Governo tem rejeitado que a crise pandémica se enfrente com políticas de austeridade. Miguel Manso

“Este não é um momento para a austeridade.” A declaração é de António Costa - de 3 de Julho, logo após a aprovação do Orçamento Suplementar - e é uma entre muitas que o Governo tem feito para afastar a ideia de que, com esta crise, chegarão mais impostos ou cortes na despesa. Mas a mensagem parece não estar a passar. Uma sondagem à população revela que a grande maioria dos inquiridos acredita que nos próximos dois anos a receita da austeridade é certa, com o pessimismo sobre a situação da economia nesse período a pintar um quadro negativo sobre o que os portugueses esperam. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção