Fotografia

A janela de Florent é um piquenique suspenso com vista para o céu

Fotogaleria

Florent Tanet abriu a janela e fez um piquenique com vista para o céu. Levou compota, fruta, sumo, jogos e, claro, livros. Tudo sem sair do quarto e em pleno período de confinamento. 

"Sempre me senti interessado em situações triviais do dia-a-dia", escreve ao P3. A ideia de fazer uma "escultura impressionante" utilizando o mínimo de objectos possíveis cativa-o. Ao minimalismo, junta a abordagem de "pessoa preguiçosa, que não faz muito esforço e cria com aquilo que é mais comum e que já está criado". Por outras palavras: "Gosto de transformar o nosso dia-a-dia num grande recreio." Uma abordagem que já tinha mostrado em 2013 no P3.

Por isso, quando foi decretado o período de quarentena em França, onde nasceu e vive, encontrou outro ritmo de vida, fechado em casa e que, paradoxalmente, lhe deu uma sensação de liberdade. Aproveitou para se desafiar, olhar em volta e desenvolver a criatividade sem sair de casa. O mote é sempre o mesmo: "Como criar uma fotografia com impacto ou humor, usando apenas algumas velas, um pacote de fósforos, facas, pensos rápidos ou três frutos?"

Olhou para a grande (e única) janela que tem num dos quartos em casa. "O que é interessante nesta janela é que só abre em direcção ao céu, não nos dá acesso directo ao mundo social e não nos mostra a vida externa", descreve o fotógrafo e director de arte, que já trabalhou como designer e director de arte da Lacoste e que colabora com publicações e marcas como The New YorkerThe New York Times, Vogue, Chanel ou Hermes. "A janela é uma importante referência em filosofia e história da arte, e permaneceu com o seu significado durante este período de confinamento", conta. Percebeu que ela representava o "sentimento paradoxal" dos tempos de quarentena: por um lado, "um sentimento de total isolamento" e, por outro, "o facto de estarmos a viver o mesmo universalmente".

Montou o cenário e captou objectos simples, que se tornaram num "momento onírico". Nasceu a série A Picnic on my Velux. E quem imaginava que um pente, um copo, um isqueiro e uma flor pudessem parecer tão mágicos?

Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet
Florent Tanet