Este ano não será atribuída a Bola de Ouro

A France Football justificou a ausência do troféu pela alteração de várias regras que aconteceram durante a época de 2019/20, nomeadamente os jogos sem público, as cinco substituições durante os jogos e a fase final da Liga dos Campeões.

Foto
Ronaldo a receber a Bola de Ouro, em 2017 LUSA/FAUGERE FRANCK HANDOUT

O galardão Bola de Ouro não será atribuído este ano, pelo facto de a pandemia de covid-19 ter interrompido e interferido com a temporada de futebol, anunciou, nesta segunda-feira, a France Football, revista francesa responsável pelo prémio.

“Não foi uma decisão tomada de ânimo leve, mas tivemos de aceitar que não poderia haver um vencedor de Bola de Ouro normal ou típico, e o que realmente nos preocupava era que não seria premiado de maneira justa”, disse o editor da France Football, Pascal Ferre.

“É um ano tão estranho que não conseguimos tratá-lo como um ano comum. Começámos a conversar sobre isto [tomar esta decisão] há pelo menos dois meses”, disse Pascal Ferre numa entrevista por telefone à Associated Press.

Pascal Ferre justificou a ausência do troféu pela alteração de várias regras que aconteceram durante a época de 2019/20, nomeadamente os jogos sem público, as cinco substituições durante os jogos e a fase final da Liga dos Campeões.

“Em Janeiro e Fevereiro, o futebol foi disputado com as bancadas cheias. Depois, em Maio e Junho, foi com bancadas vazias”, disse Pascal Ferre, apontando ainda a alteração de três para cinco substituições durante os jogos, após o confinamento.

O editor da France Football recorda que os quartos-de-final e meias-finais da Liga dos Campeões vão ser disputados de forma concentrada e a eliminar, e não com o tradicional sistema de duas mãos, e recordou o adiamento do Euro 2020 e da Copa América.

“Circunstâncias excepcionais levaram a uma decisão excepcional”, disse ainda Pascal Ferre, que confirmou também os cancelamentos do troféu Kopa, destinado a premiar o melhor jogador com menos de 21 anos, e o prémio Lev Yashin, para o melhor guarda-redes.

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Robert Lewandowski, Kylian Mbappe, De Bruyne ou Van Dijk eram alguns dos principais candidatos ao troféu.

Sugerir correcção