Interesse no hidrogénio ultrapassa 7,5% do PIB

Manifestação de interesses para a fileira do hidrogénio superou todas as expectativas: 74 projectos e 16 mil milhões de euros de investimento. Sines é ultrapassada por Estarreja, em que um consórcio quimico apresentou um projecto de investimento de 2,4 mil milhões, e até a CP apareceu com uma candidatura de 275 milhões

Foto
LUSA/JOSÉ COELHO

A avaliar pelas manifestações de interesse que surgiram por parte de entidades públicas e privadas, grandes indústrias e pequenas empresas, laboratórios científicos e tecnológicos, Portugal tem todas as condições de cumprir a Estratégia Nacional de Hidrogénio que definiu a possibilidade de garantir financiamento, nos próximos dez anos, de sete mil milhões de euros. As manifestações de interesse mais do que duplicaram este valor: findo o prazo dado para a entrada de manifestações de interesse registaram-se 74 candidaturas que perfazem um valor de investimento de 16 mil milhões de euros. Com o produto interno bruto português a valer em 2019 cerca de 212 mil milhões de euros, as manifestações de interesse no investimento na fileira do hidrogénio atingem 7,5% do PIB.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção