Jornalista Pedro Mourinho troca SIC pela TVI, onde deverá ser subdirector de Informação

Jornalista que começou a carreira na RTP, no Caderno Diário, deverá ser um dos novos subdirectores de Informação da TVI.

Foto
Pedro Mourinho DR

O jornalista Pedro Mourinho vai deixar a SIC para se mudar para a TVI para integrar a nova direcção de Informação. O anúncio da sua saída foi feita nesta sexta-feira à redacção da estação do grupo Impresa e acontece no mesmo dia em que a SIC perdeu Cristina Ferreira também para a rival de Queluz de Baixo.

Questionadas pelo PÚBLICO, nem a SIC quis confirmar a saída nem a TVI a contratação. Pedro Mourinho irá integrar a equipa da direcção de Informação, mas não será o director, ficando antes como subdirector. A composição da equipa deverá ser anunciada nos próximos dias por Nuno Santos, que é desde esta quinta-feira o novo director-geral da TVI. A partir de Setembro Nuno Santos já terá na sua equipa Cristina Ferreira como directora de entretenimento e ficção e recupera um figurino que José Eduardo Moniz usou durante anos como director-geral da TVI, em que acumulava a direcção de programas.

O director de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo, saiu do cargo no dia 10 deste mês e as funções passaram a ser assumidas interinamente por Pedro Pinto, que já era subdirector de Informação. Poucos dias antes fora a jornalista Ana Leal que deixara a estação, depois de estar suspensa desde o final do mês de Maio por ter divulgado ao conselho de redacção e-mails privados trocados entre si e a direcção do canal sobre o fim do seu programa de investigação e reportagem, em Março.

Pedro Mourinho começou a sua carreira televisiva na RTP2, como apresentador do Caderno Diário, um magazine de informação para o público infanto-juvenil – tinha então 18 anos. O noticiário foi transmitido pelo canal público entre 1989 e 2001 (e foi antecedido pelo Jornalinho) e além de Mourinho teve apresentadores como Margarida Pinto Correia, Pedro Pinto e Rita Ferro Rodrigues.

Em 2000 mudou-se para a SIC precisamente a convite de Nuno Santos para integrar a equipa fundadora da SIC Notícias. Pedro Mourinho foi mesmo o primeiro pivot do então novo canal informativo de 24 horas de Carnaxide no dia da estreia (8 de Janeiro de 2001 – “Bom dia, são sete da manhã e está no ar a SIC Notícias”, disse o jornalista sorridente a abrir a Edição da Manhã), quando à frente da SIC ainda estava Emídio Rangel. Tem-se mantido como uma das principais caras da estação, apresentando ora sozinho ora em dupla com diversas jornalistas a Edição da Noite, mas ocasionalmente também já foi pivot tanto do Jornal da Uma como do Jornal da Noite, na SIC generalista.

Sugerir correcção