Investigadores identificam seis tipos de manifestações da covid-19

Equipa britânica agrupou sintomas reportados por doentes e encontrou correlação com gravidade da doença, através de dados recolhidos numa aplicação de rastreio.

Foto
Dado Ruvic

Cientistas britânicos analisaram os dados de uma aplicação de rastreio de sintomas da covid-19 muito usada e identificaram seis tipos de manifestações da doença, cada uma caracterizada por um grupo de sintomas.

A equipa da universidade King's College, de Londres, concluiu que há uma correlação entre os diferentes tipos e o nível de gravidade da infecção e a probabilidade de o paciente poder vir a necessitar de equipamento auxiliar à respiração — como oxigénio ou um ventilador.

Os resultados podem ajudar os médicos a prever quais os pacientes com covid-19 que correm mais riscos de ver a sua situação deteriorar-se e de precisar de hospitalização, em futuras vagas da pandemia.

“Se conseguirmos prever quem são estas pessoas no quinto dia [de detecção da infecção], teremos tempo para lhes dar o apoio e realizar intervenções precoces, como a monitorização do nível de oxigénio no sangue e dos níveis de açúcar, e garantir que estão devidamente hidratados”, explica Claire Steves, a médica que co-liderou o estudo.

Além da tosse, febre e perda do olfacto — muitas vezes referidos como os três sintomas mais comuns da doença —, os dados da aplicação apontaram para dores de cabeça, dores musculares, fadiga, diarreia, confusão metal, perda de apetite e falta de de ar.

As consequências também variaram significativamente: alguns tiveram sintomas ligeiros, parecidos com uma gripe, outros precisaram de internamento ou morreram. 

O estudo, que foi lançado esta sexta-feira e que ainda não foi revisto por pares, descreve os seis tipos: 

Grupo 1 – Sintomas “semelhantes à gripe” sem febre: ausência de febre, dor de cabeça, perda de olfacto, dores musculares, tosse, dor de garganta, dor no peito;

Grupo 2 - Sintomas “semelhantes à gripe” com febre: febre, dor de cabeça, perda de olfacto, tosse, dor de garganta, rouquidão e perda de apetite;

Grupo 3- “Gastrointestinal”: dor de cabeça, perda de olfacto, perda de apetite, diarreia, dor de garganta, dor no peito, ausência de tosse;

Grupo 4 – “Fadiga (nível 1 de gravidade)”: fadiga, dor de cabeça, perda de olfacto, tosse, febre, rouquidão e dor no peito;

Grupo 5 – “Confusão [mental] (nível 2 de gravidade)”: sensação de confusão mental, dor de cabeça, perda de olfacto, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, dores musculares;

Grupo 6 – “Abdominal e respiratória (nível 3 de gravidade, elevado)”: dor de cabeça, perda de olfacto, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão mental, dores musculares, falta de ar/dificuldades respiratórias, diarreia, dor abdominal.

Os pacientes com os tipos 4, 5 e 6 apresentaram uma maior probabilidade de ter de ser hospitalizados e de necessitar de auxílio para respirar. 

Sugerir correcção