GDA apela a líderes europeus que reforcem orçamento para Cultura

A Gestão dos Direitos dos Artistas considera que as propostas apresentadas pela Comissão Europeia para a Cultura no âmbito do plano de recuperação europeu “ficam muito aquém do que seria expectável depois das declarações iniciais” de Ursula von der Leyen “e de outros responsáveis europeus”.

Foto
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia Reuters/YVES HERMAN

A Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) apelou aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) para que reforcem o orçamento para a cultura no plano de recuperação europeu, que começará a ser discutido a partir do dia 17 de Julho.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, a GDA, “em representação dos artistas portugueses, apela aos governantes dos estados-membros da União Europeia e ao Parlamento Europeu para que promovam um aumento substancial do orçamento previsto para a recuperação e o relançamento do sector cultural e criativo da Europa, um dos mais castigados pela pandemia da covid-19”.

Este apelo da entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, actores e bailarinos “surge integrado numa vaga de posições públicas tomadas por artistas europeus e pelos seus representantes no sentido de sensibilizar os governos da União Europeia para a necessidade de investir no sector”.

Na terça-feira, foi tornado público um comunicado no qual 45 profissionais europeus da cultura apelaram aos líderes da União Europeia para que invistam no sector cultural e criativo. O comunicado, dirigido à União Europeia, foi subscrito por profissionais de 16 nacionalidades diferentes, incluindo os portugueses Salvador Sobral e Tiago Rodrigues.

Além disso, no comunicado divulgado esta quinta-feira, a GDA refere que a AEPO-ARTIS, “organização que congrega 36 entidades de gestão colectiva de direitos e da qual a GDA é fundadora, é subscritora de uma carta à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu manifestando essa preocupação, juntamente com 98 outras organizações do sector cultural”.

A GDA considera que as propostas apresentadas pela Comissão Europeia para a Cultura no plano de recuperação europeu “ficam muito aquém do que seria expectável depois das declarações iniciais da sua presidente, Ursula von der Leyen, e de outros responsáveis europeus”.

“Apesar de a cultura ser um dos sectores mais gravemente atingidos pela crise, nos planos apresentados não estão contempladas medidas específicas para os seus profissionais, verificando-se mesmo uma diminuição de recursos para o sector”, sustenta. A fundação portuguesa, à semelhança da AEPO-ARTIS, também apoia totalmente” a proposta do Parlamento Europeu de um orçamento de 2,8 mil milhões de euros para a cultura.

Os líderes dos 27 Estados-membros da UE vão reunir-se em cimeira, na sexta-feira e no sábado, presencialmente em Bruxelas, para tentar chegar a um acordo sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual, o orçamento da UE para 2021-2027 (revisto recentemente para 1,07 mil milhões de euros), e o Fundo de Recuperação Económica pós-pandemia (de 750 mil milhões de euros) que lhe está associado.

A proposta avançada pela Comissão Europeia prevê um plano de investimento de 750 mil milhões de euros para apoiar a recuperação dos sectores económicos e países mais afectados pela pandemia, dois terços dos quais (500 mil milhões) serão canalizados por subvenções e um terço (250 mil milhões) por empréstimos. As subvenções serão apoiadas por uma dívida comum entre os países da UE.

“A situação é grave, pelo que somos forçados a aceitar que os Estados-membros da UE assumam uma dívida comum”, referiu a resolução parlamentar, apelando a que os fundos “sejam distribuídos de forma justa e equilibrada e que a utilização do dinheiro seja independente de considerações políticas”. O plano, que irá beneficiar em particular países como Itália e Espanha, que estão entre os mais afectados a nível europeu e internacional pela actual crise sanitária, tem suscitado muitas reservas junto de quatro Estados-membros apelidados como “frugais": Países Baixos, Áustria, Suécia e Dinamarca.

Sugerir correcção