Caso positivo de covid-19 na Figueira da Foz encerra creche e põe 39 pessoas em isolamento

As crianças e outras pessoas que tiveram contacto com a criança infectada no jardim-de-infância “foram para casa e estão em isolamento”.

Foto
Ines Fernandes

O caso positivo de covid-19 de um menino, aluno de um jardim-de-infância na Figueira da Foz, levou ao encerramento da creche que este frequenta e colocou 39 pessoas em isolamento, 28 das quais crianças, disse na quarta-feira a directora da instituição.

Em declarações aos jornalistas, Sílvia Silva, directora do 2º Jardim-Escola João de Deus, explicou que a criança que testou positivo para covid-19 na terça-feira frequenta a sala dos dois anos da creche do estabelecimento de ensino e não o pré-escolar, como anteriormente divulgado.

Segundo a directora, o 2º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz “cumpriu todas as medidas determinadas pela autoridade de saúde” face a este caso positivo de infecção pelo novo coronavírus, encerrando a creche - que funciona num edifício independente do pré-escolar, nas traseiras do edifício principal - e enviando para casa 28 crianças e 11 funcionários daquela valência, que estão em isolamento e vigilância.

Sílvia Silva enalteceu, por outro lado, a atitude “muito responsável” da família do menino infectado, depois do pai daquele ter testado positivo para covid-19 no domingo: “A criança já não veio à escola na segunda-feira e foi fazer o teste”, que deu positivo, indicou.

A valência de pré-escolar do 2º Jardim-Escola João de Deus, que recebe crianças entre os três e os cinco anos, mantém-se em funcionamento. De acordo com a directora, desde a reabertura após o estado de emergência decretado face à pandemia de covid-19, alberga cerca de 30 meninos e meninas, sensivelmente metade do total de alunos habitual.

Em declarações na terça-feira à agência Lusa, o delegado de saúde da Figueira da Foz, José Farias, confirmou o caso positivo do menino, acrescentando que as crianças e outras pessoas que com ele tiveram contacto no jardim-de-infância “foram para casa e estão em isolamento”.

“Vão ficar em isolamento. Se tiverem sintomas, contactam a linha Saúde 24 ou o seu médico de família para determinação dos passos seguintes”, nomeadamente a realização de testes à covid-19, acrescentou.

“O que é fundamental é promover o isolamento, é isso que permite quebrar uma eventual cadeia de transmissão”, declarou o delegado de saúde.

Ainda segundo José Farias, o teste à criança, residente na Figueira da Foz, foi realizado na segunda-feira e o resultado conhecido na terça-feira. Este caso, frisou, “estava ancorado” num “contexto familiar” do menino, que já permanecia em isolamento com a família e onde “provavelmente” foi infectado.

Na altura, o médico de saúde pública disse ainda que as 28 crianças que foram colocadas em isolamento em casa “não se cruzaram” com outros alunos do 2º Jardim-Escola João de Deus, nomeadamente os do pré-escolar, já que as valências funcionam em edifícios diferentes.

Também o presidente da autarquia da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, confirmou à Lusa o caso de infecção do menino, assegurando que “estão a ser tomadas todas as medidas” e que a situação está a ser acompanhada pelo delegado de saúde.

“Os miúdos que tinham estado com este menino não se cruzaram com os outros”, reiterou Carlos Monteiro.

No boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que na terça-feira passou novamente a incluir os dados por concelho, a Figueira da Foz apresentava um total de 44 casos de infecção pelo novo coronavírus, mais três do que os últimos dados conhecidos

Em Portugal, morreram 1668 pessoas das 47.051 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Sugerir correcção