Duas curtas-metragens portuguesas competem no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

Sagrada Família, de Margarida Lucas, e Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, serão exibidas nos dias 22, 23 e 24 de Julho, na 26.ª edição do certame.

Foto
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias DR

Duas curtas-metragens portuguesas de Margarida Lucas e Regina Pessoa vão competir na secção oficial do 26.º Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, em Espanha, que decorre entre os dias 22 e 25 deste mês. Segundo um comunicado dos promotores, divulgado esta quarta-feira, o concurso recebeu 480 curtas-metragens de Espanha e Portugal, das quais foram seleccionadas 24 para a secção oficial.

No Festival Ibérico de Cinema, que terá lugar nos jardins do Museu Extremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea (MEIAC) de Badajoz, competirão as curtas Sagrada Família, de Margarida Lucas, e Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa. “Estas duas curtas-metragens foram seleccionadas entre os 23 trabalhos que realizadores portugueses apresentaram ao certame”, indicaram os organizadores.

Os filmes de Margarida Lucas e Regina Pessoa serão projectados nos dias 22, 23 e 24. No dia seguinte, terá lugar a entrega de prémios no Palácio de Congressos de Badajoz, no decorrer do concerto “​Música Clássica no Cinema”, pela Orquestra da Extremadura.

A pandemia obrigou o Festival Ibérico de Cinema a organizar a 26.ª edição numa sede diferente da habitual. Nos jardins do MEIAC, garantem os promotores, serão cumpridos todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades. A organização assegurou que tem estado a trabalhar para manter esta edição, de forma a “apoiar o trabalho e o esforço realizado por produtoras e equipas de realização de curtas-metragens nestes momentos difíceis em que se cancelaram ou adiaram numerosos festivais”, tendo em conta ainda que o certame é um dos festivais pré-seleccionados para os Prémios Goya da Academia do Cinema Espanhol.

Sugerir correcção