Lançamento da sonda Hope com destino a Marte novamente adiado devido ao mau tempo

Nova data do lançamento será anunciada em breve.

Foto
Sonda Hope durante o desenvolvimento DR

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram esta quarta-feira que o lançamento da sonda Hope com destino a Marte programado para quinta-feira a partir do centro espacial do Japão foi adiado novamente devido às más condições meteorológicas.

Inicialmente agendada para terça-feira, a descolagem da primeira missão espacial árabe a Marte tinha sido remarcada para quinta-feira devido às más condições atmosféricas previstas para o centro espacial japonês, na ilha de Tanegashima.

“Após longas reuniões, a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos e o Centro Espacial Mohamed ben Rached, anunciaram, após consultas com a Mitsubishi Heavy Industries, mais um atraso no lançamento da sonda Hope”, informou esta quarta-feira o Governo dos Emirados Unidos na rede social Twitter.

O Governo explicou que na origem do adiamento está o novo relatório que aponta para condições atmosféricas “instáveis”. “Uma nova data de lançamento em Julho será anunciada em 24 horas”, é referido na nota.

O programa dos Emirados Árabes Unidos é um dos três projectos em curso e que tem como objectivo o planeta Marte, como é o caso do Tianwen-1, da República Popular da China, que pretende colocar em órbita de Marte uma sonda e no solo do planeta um robô. 

A sonda Hope, em árabe Al-Amal, deveria chegar a Marte em Fevereiro de 2021, para assinalar os 50 anos da unificação dos emirados, uma federação de sete Estados.

Sugerir correcção