Naya Rivera, actriz de Glee, morreu vítima de afogamento

O corpo da actriz norte-americana, de 33 anos, foi encontrado num lago da Califórnia onde tinha desaparecido há cinco dias depois de um passeio de barco com o filho.

celebridades,impar,california,glee,cory-monteith,televisao,
Fotogaleria
Naya Rivera morreu aos 33 anos Reuters/MARIO ANZUONI
celebridades,impar,california,glee,cory-monteith,televisao,
Fotogaleria
Em 2014, na gala de prémios People's Choice Awards LUSA/NINA PROMMER
celebridades,impar,california,glee,cory-monteith,televisao,
Fotogaleria
Em 2013, à chegada ao jantar da revista "Elle" Reuters/FRED PROUSER
celebridades,impar,california,glee,cory-monteith,televisao,
Fotogaleria
Em 2013 num evento promovido por Obama em favor de crianças desfavorecidas Reuters/JONATHAN ERNST
,Ator
Fotogaleria
Em 2012, conquista o galardão para melhor actriz de comédia Reuters/GUS RUELAS
,Alegria
Fotogaleria
Naya Rivera na passadeira do American Music Awards, em 2013 Reuters/MARIO ANZUONI
,Violão
Fotogaleria
Naya Rivera e Darren Criss, também do elenco de "Glee" num concerto para crianças e famílias de militares Reuters/JONATHAN ERNST
,68º Globo de Ouro
Fotogaleria
Em 2012, na passadeira vermelha dos prémios de televisão Emmys LUSA/PAUL BUCK

Naya Rivera tinha alugado um barco para passear com o seu filho Josey, de 4 anos, no Lago Piru, a cerca de 95 quilómetros de Los Angeles. Depois de ir nadar com a criança, já não regressou à embarcação. O corpo encontrado na manhã da passada segunda-feira é o da actriz norte-americana e a autópsia realizada no dia seguinte confirmou a morte por afogamento acidental. O médico legista avançou que não havia qualquer indicação da presença de álcool ou drogas no seu organismo na altura em que o acidente ocorreu.

Possivelmente apanhada por uma corrente rápida, Rivera “reuniu forças suficientes para colocar o filho no barco, mas não para conseguir ela própria subir”, declarou o xerife William Ayub, do condado de Ventura, em conferência de imprensa, nesta terça-feira. A criança tinha relatado às autoridades que conseguiu subir para o barco e que viu a mãe desaparecer debaixo de água. Um colete salva-vidas de adulto foi encontrado dentro da embarcação.

As buscas pela actriz tiveram início no próprio dia e, com o passar das horas, as autoridades presumiram que se tinha afogado, passando de uma óptica de busca e salvamento para busca e recuperação de cadáver. O corpo foi encontrado a flutuar numa área do lago com uma profundidade que chega aos 18 metros.

Uma carreira em ascensão

A actriz natural da Califórnia iniciou a sua carreira no mundo da representação aos 4 anos, em 1991, na série de comédia The Royal Family, tendo passado depois por produções como The Fresh Prince of Bel-Air, Family Matters e Baywatch. Mais tarde trabalhou como operadora de telemarketing, tomou conta de crianças, serviu à mesa e foi recepcionista da Abercrombie & Fitch. O seu grande momento de revelação chegou em 2009, quando integrou o elenco da série musical de Ryan Murphy, Glee. No casting cantou a música Emotion, das Destiny’s Child.

Em Glee, Rivera interpretou o papel da cheerleader lésbica Santana Lopez, fazendo par amoroso com Heather Morris, que dava vida a Brittany Pierce. Apesar de Naya não se identificar como sendo uma pessoa LGBTQ+, a personagem de Santana deu alento a muitos jovens na altura em que a série foi transmitida, uma vez que a sua jornada de autoconhecimento vai ao encontro do percurso que eles próprios percorreram na descoberta da sexualidade. Em 2009, quando a série teve início, a representação LGBTQ+ no entretenimento ficcional não estava tão desenvolvida como actualmente e a existência de personagens como Santana romperam com o paradigma instalado.

A Fox, canal emissor da série nos EUA, publicou uma imagem de Naya no Twitter onde se lê que ela “era um talento feroz com tanto ainda por fazer”. “Isto é uma tragédia horrível. Estamos incrivelmente gratos pelo contributo que ela deu a Glee, desde o primeiro episódio até ao último”, diz o mesmo comunicado.

Quando a série terminou, em 2015, Rivera dedicou-se à música e lançou o single Sorry. O álbum completo não chegou a ver a luz do dia e a actriz e cantora realizou depois uma curta-metragem sobre a imigração. Nesse ano publicou ainda um livro de memórias sobre a sua carreira. Mais recentemente, era protagonista da série Step-Up: High Water.

View this post on Instagram

She was bold. She was outrageous. She was a LOT of fun.? ? Naya made me laugh like no one else on that set. I always said it while we were working together and I’ve maintained it ever since. Her playful, wicked sense of humor never ceased to bring a smile to my face.? ? She played by her own rules and was in a class of her own. She had a brashness about her that I couldn’t help but be enchanted by. I also always loved her voice, and savored every chance I got to hear her sing. I think she had more talent than we would have ever been able to see.? ? I was constantly moved by the degree to which she took care of her family, and how she looked out for her friends. She showed up for me on numerous occasions where she didn’t have to, and I was always so grateful for her friendship then, as I certainly am now.? ? And even as I sit here, struggling to comprehend, gutted beyond description- the very thought of her cracks me up and still brings a smile to my face. That was Naya’s gift. And it's a gift that will never go away. ? ? Rest in peace you wild, hilarious, beautiful angel.

A post shared by Darren Criss (@darrencriss) on

O corpo de Rivera foi encontrado no dia do sétimo aniversário da morte de Cory Monteith, também ele actor de Glee. Amigos e colegas de trabalho têm deixado mensagens de condolências nas redes sociais. Darren Criss, que trabalhou com Rivera nesta série e com quem manteve amizade, fez uma publicação no Instagram a recordar a pessoa alegre que a actriz era, dentro e fora do estúdio de filmagens. “A Naya fazia-me rir como ninguém. O seu sentido de humor brincalhão trazia sempre um sorriso à minha cara.”

Naya Rivera deixa um filho de 4 anos e a sua morte junta-se à lista de acontecimentos trágicos que têm sido associados à série Glee desde o seu arranque, em 2009.

Texto editado por Bárbara Wong


Actualizado a 15/07/2020, às 9:52, com a confirmação da morte de Naya Rivera por afogamento.

Sugerir correcção