Rúben Amorim: “Por mim, que o FC Porto não seja campeão hoje”

Treinador do Sporting antecipa “clássico” desta quarta-feira, em que poderá defrontar (ou não) um “dragão” campeão.

Foto
"Não estamos para impedir o FC Porto de ser campeão, estamos para vencer" LUSA/TIAGO PETINGA

A visita desta quarta-feira ao Dragão será o maior teste ao jovem e invencível Sporting de Rúben Amorim. Se será já com o FC Porto campeão, ou não, irá depender do que o Benfica fizer esta noite na Luz, frente ao Vitória de Guimarães, mas, se dependesse do técnico dos “leões”, seria preferível enfrentar no Dragão uma equipa a ter de trabalhar para garantir o título. Seria mais uma aprendizagem para a equipa, disse Amorim nesta terça-feira em conferência de imprensa.

“Se não for campeão, o jogo terá um factor extra, que será bom para a nossa equipa. Se o FC Porto for já campeão pode haver um maior libertar de pressão para amanhã, mas também os jogadores podem sentir-se mais soltos. Por mim que o FC Porto não seja campeão hoje, pois foco-me no crescimento da minha equipa. Quero que amanhã estejam em campo todos os factores”, assinalou o técnico do Sporting.

Amorim reforçou que impedir o FC Porto de ser campeão não será um objectivo do Sporting no Dragão e que uma vitória não servirá de consolação para uma época sem títulos em Alvalade. “São mais três pontos. O importante é mantermos o objectivo, que é manter a nossa posição. [A vitória] não serve como consolação. Não estamos para impedir o FC Porto de ser campeão, estamos para vencer. Mais do que vencer, é ver o comportamento dos jogadores e da equipa, ver em que ponto está”, salientou.

Quando ao grau de dificuldade do teste, Amorim diz que, nesta fase, todos os testes são difíceis: “Todos os jogos são um teste forte. Este é mais um, com uma equipa muito forte. Os mais jovens vão ter dificuldades que não tiveram até aqui. Os testes acontecem todos os dias. Espero os jogadores bem e motivados, que enfrentem o FC Porto de olhos nos olhos.”

Enquanto estava no Sp. Braga, Amorim ganhou duas vezes ao FC Porto de Sérgio Conceição, conquistando pelo caminho uma Taça da Liga, mas, considera o técnico, isso não lhe dá ascendente sobre o treinador portista. “Já foi campeão, tem mais anos que eu e está a um ponto de ganhar mais um título. Eu não tenho ascendente, antes pelo contrário. Nesses jogos, o FC Porto falhou dois penáltis. Não vejo isso dessa forma, ele tem títulos, e isso é o que eu ambiciono para mim e para o Sporting”, disse Amorim, acrescentando que o seu adversário desta quarta-feira é “uma equipa competitiva, com muitas soluções e preparada para tudo.”

Sobre eventuais surpresas na equipa a apresentar no Dragão, Amorim afirmou que vai manter a sua ideia de jogo, revelando que o argentino Luciano Vietto não está entre os eleitos para o Dragão. “A preparação foi igual. «Vivi isto [os “clássicos"] como jogador, e isso dá-me algum conforto na preparação. A ideia de jogo será a mesma. O Vietto não será uma arma secreta. Não está convocado porque ainda não está apto para o jogo.”

Sugerir correcção