Fogo que provocou ferimentos graves em dois bombeiros dominado durante madrugada

Dois bombeiros sofreram queimaduras graves e encontram-se em coma induzido. Outros três homens ficaram feridos sem gravidade.

Foto
Incêndio obrigou a corta na Estrada Nacional 2 Paulo Pimenta

O incêndio que deflagrou no concelho de Castro Verde, no distrito de Beja, foi dominado, disse esta terça-feira à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde. “O incêndio foi dominado às 2h22. Vamos agora fazer o rescaldo e ficar em vigilância, porque é uma área muito grande”, adiantou Vítor Silva.

No combate às chamas ficaram feridos cinco bombeiros. Dois bombeiros feridos com gravidade no incêndio, ambos da corporação de Cuba, foram transportados de helicóptero, um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, ambos em Lisboa, indicou anteriormente à Lusa o mesmo responsável.

Ficaram feridos cinco bombeiros, dois com gravidade. O incêndio provocou queimaduras graves a estes dois homens, que foram assistidos num helicóptero do INEM. Fonte do Comando Distrital de Operações de Beja (CDOS) explicou ao PÚBLICO que um dos bombeiros ficou com 90% do corpo queimado e o outro com 50% e que ambos se encontravam em coma induzido na tarde desta segunda-feira.

À Lusa, Vítor Silva indicou que os dois bombeiros feridos com gravidade no incêndio, ambos da corporação de Cuba, foram transportados de helicóptero um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, em Lisboa.

Dois outros bombeiros, um da corporação de Ferreira do Alentejo e outro da corporação de Castro Verde, ficaram ligeiramente feridos, sendo que foram assistidos no local e já recuperaram.

O incêndio de “grandes dimensões” chegou a estar activo em duas frentes. Ao final da noite de segunda-feira, o flanco esquerdo tinha sido dominado, faltando extinguir o flanco direito, informou o CDOS ao PÚBLICO.

Cerca das 23h, o comandante dos bombeiros de Castro Verde adiantou à agência Lusa que o fogo continuava a lavrar, com uma frente activa e com “o vento a dificultar o combate”, mobilizando 165 operacionais, com o apoio de 60 veículos. Durante a tarde estiveram também envolvidos três meios aéreos no combate ao incêndio.

O fogo dá-se em zonas de mato, seara e pasto na freguesia de Casével, no concelho de Castro Verde.

A Estrada Nacional (EN) 2 esteve cortada ao trânsito entre Castro Verde e a localidade de Carregueiro, assim como o Itinerário Principal (IP) 2 entre a povoação de Entradas e Castro Verde, mas foram entretanto reabertas ao trânsito. 

É o segundo incêndio desta vaga de calor que ameaça os bombeiros a combater os incêndios florestais. No sábado, um incêndio de proporções médias no concelho da Lousã, distrito de Coimbra, causou a morte de um bombeiro e feriu outros três. O Ministério da Administração Interna decidiu abrir um inquérito à morte do bombeiro, que era também chefe dos Bombeiros de Miranda do Corvo.

Sugerir correcção