Marcelo cumprimenta Presidente reeleito da Polónia mas deixa nota sobre Estado de direito

Na sua mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa refere-se ao Estado de direito, à solidariedade e à coesão, à defesa dos direitos humanos e ao diálogo e cooperação.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentou nesta segunda-feira o Presidente reeleito da Polónia, Andrzej Duda, a quem desejou sucesso no desempenho das suas funções, mas deixando uma nota sobre a importância do Estado de direito.

De acordo com uma mensagem publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “cumprimentou o Presidente da República da Polónia, por ocasião da sua reeleição, expressando votos de sucesso para o desempenho das altas funções que agora reiniciará”.

Na mesma mensagem, lê-se que o chefe de Estado português congratulou o seu homólogo polaco “sublinhando a importância da defesa e contínua promoção dos valores fundacionais do projecto europeu, nomeadamente o Estado de direito, a solidariedade e a coesão, bem como dos princípios que nos unem no contexto internacional, mormente o multilateralismo, a defesa dos direitos humanos, o diálogo e a cooperação”.

O conservador Andrzej Duda venceu no domingo a segunda volta das eleições presidenciais, com 51,21% dos votos, derrotando o candidato da oposição, Rafal Trzaskowski, anunciou a Comissão Eleitoral da Polónia, após a contagem de 99,97% das assembleias de voto.

Andrzej Duda foi reeleito para novo um mandato de cinco anos como Presidente da Polónia. Apoiado pelo Partido da Lei e da Justiça, no poder, Duda defendeu os “valores tradicionais” durante a campanha eleitoral, num país fortemente marcado pelo catolicismo.

Os conservadores usaram uma retórica considerada discriminatória contra a comunidade LGBT e foram acusados de transformar a televisão pública num instrumento de propaganda em favor de Duda.

Lusa/Fim

Sugerir correcção