Porto vai pintar novas ciclovias com a prata da casa

Vereadora da mobilidade explicou porque vai demorar a cidade seis meses a pintar ciclovias que já estavam planeadas “há largos meses”

Foto
Ciclovias vão ser feitas com recurso a tinta e separadores Paulo Pimenta

A vereadora da Mobilidade da Câmara do Porto justificou esta quarta-feira o prazo de seis meses apontado para a pintura e sinalização de um conjunto de 35 km de novas vias cicláveis na cidade com o facto de os trabalhos serem realizados, na íntegra, por equipas municipais. Num debate sobre mobilidade pós-covid com um representante do município espanhol de Valladolid, a autarca admitiu que os trabalhos possam começar pelos troços onde seja mais eficaz a ligação a escolas, ao metro e interfaces de transporte, já no Verão, e que o prazo de conclusão até possa ser antecipado.

A vereadora da Mobilidade do Porto participou no terceiro debate online sobre Mobilidade Pós-Covid organizado pelo projecto Boost – uma parceria do Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente (CITTA), da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro (UA), que procura impulsionar o uso da bicicleta em contextos urbanos sem grande tradição ciclável – e pelo Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas, da UA. Do outro lado, em Valhadolid, o responsável local pelo serviço de transporte rodoviária, Álvaro Herédia, explicou também o que tem vindo esta cidade espanhola a fazer para retirar protagonismo ao automóvel e garantir mais espaço público para peões, pessoas em bicicleta e autocarros. 

Valhadolid está a criar rapidamente 25 km de vias cicláveis, 22 mil metros quadrados de espaço pedonal em ruas a cortar definitivamente ao trânsito e 11,3 quilómetros de faixas bus, aproveitando o lento desconfinamento da sociedade espanhola. No Porto a estratégia de pedonalização tem sido, para já, mais táctica, com intervenções de fim-de-semana que têm gerado reacções distintas, admitiu Cristina Pimentel. O município, adiantou, já tem tido pedidos para estender este projecto a outras ruas - como a da Picaria, nas imediações da zona da Movida, mas também solicitações de quem gostaria de parar com ela, notou.

Assumindo a novidade e o carácter desafiante da experiência, a autarca deu conta de que o município tentará encontrar forma de mitigar os transtornos e garantir o acesso a algumas das zonas alvo deste corte de trânsito temporário, sem que para isso seja preciso recorrer ao automóvel particular. Noutras, como em Rodrigues de Freitas, a opção inicial de permitir o acesso de autocarros à rua acabou por ser abandonada, dada a adesão dos moradores a esta disponibilidade do espaço.

O conflito já existia

No mesmo dia em que o The Guardian dava conta de novos dados que ligam a poluição ao agravamento dos sintomas da covid-19, os dois protagonistas deste debate admitiram que a pandemia se tornou numa oportunidade para os decisores políticos locais recuperarem espaço público até aqui entregue ao automóvel. E Álvaro Herédia, que já dirigiu os transportes de Madrid, assumiu que a rapidez com que as intervenções têm sido feitas visa impedir, claramente, que a sua cidade chegue a Setembro ou Outubro com níveis de tráfego rodoviário muito acima do que existia antes da pandemia.

O responsável minimizou os protestos que já se começam a sentir, por parte de comerciantes que temem perder os clientes se estes não puderem chegar de carro, e por automobilistas preocupados com engarrafamentos. O conflito sempre existiu, assinalou, lembrando que simplesmente não se dá tanta atenção a um mãe que precisa de descer a estrada com o seu carrinho de bebé por ter um passeio estreito e cheio de obstáculos, nem com o ciclista que recorre ao passeio para evitar uma via de tráfego mais perigoso, interferindo com o peão. O espaço “estava mal distribuído”, vincou, acrescentando que “estávamos a sacrificar as cidades para os carros”. 

O Porto enfrenta estes novos tempos com uma repartição modal menos favorável que esta cidade de Castela-Leão, dado o maior peso do automóvel nas deslocações quotidianas. O executivo liderado por Rui Moreira tinha já planeado, no ano passado, um incremento das vias dedicadas à bicicleta e outros modos activos, mas só agora, com a pandemia, se comprometeu com o avanço das intervenções. Apesar de fazerem parte de um plano, e não terem um carácter experimental, a autarquia vai seguir nelas a lógica das ciclovias instantâneas, ou pop-up, e recorrerá a tinta, separadores e sinalização para as concretizar, até ao final do ano.

Questionada sobre a necessidade de seis meses para levar a cabo este plano, quando outras cidades o estão a fazer em semanas, Cristina Pimentel deu conta de que o município não recorrerá a trabalho externo para estas obras, que serão executadas por pessoal próprio. E insistiu que, apesar da leveza das intervenções, as novas vias cicláveis têm de ser “seguras e protegidas” e, acima de tudo, “funcionar” como mais uma opção na mobilidade urbana. “Isto até pode terminar mais cedo”, admitiu, referindo que os trabalhos vão decorrer já ao longo do Verão.  

 
Sugerir correcção