Limite de 50 euros para pagamentos sem contacto veio “para ficar”

“Os consumidores vão poder continuar a utilizar a tecnologia contactless para efectuar pagamentos presenciais até 50 euros sem introduzir o PIN”, lê-se num comunicado do Banco de Portugal

Foto
Miguel Manso

O aumento de 20 para 50 euros do limite máximo permitido para a utilização de tecnologia que permite o pagamento com cartões multibanco sem necessidade de introduzir o PIN vai tornar-se permanente, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal.

A medida, introduzida como resposta à necessidade de tornar os pagamentos mais seguros durante a pandemia do coronavírus tinha sido tomada logo em Março.

Mas, agora, o Banco de Portugal confirmou que não ficará apenas em vigor enquanto os riscos de contágio de mantiverem, passando antes a ser uma característica permanente deste método de pagamento.

“Perante o crescimento registado na utilização desta tecnologia, a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN”, escreveu o banco central numa nota publicada esta segunda-feira na sua página de internet.

“Os consumidores vão poder continuar a utilizar a tecnologia contactless para efectuar pagamentos presenciais até 50 euros sem introduzir o PIN”, explica o BdP na comunicação, afirmando que “os pagamentos ‘sem contacto’ até 50 euros vieram para ficar”.

Segundo o BdP, a utilização daquela tecnologia aumentou em cerca de 20% das compras com cartão, “praticamente duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia”. Com Lusa

Sugerir correcção
Comentar