O inventor reformado das máscaras N95 trabalhou “20 horas por dia” no ínicio da pandemia

Em 1995, Peter Tsai inventou o material de filtragem que esteve na base do desenvolvimento da máscara respiradora N95, considerada a mais eficaz do mercado. Assim que foi declarada a pandemia de covid-19, no início de Março, o mundo precipitou-se em busca de material de protecção contra o novo coronavírus. Começaram então a chover telefonemas para Tsai a pedir a sua ajuda. E ele disse “presente”.

Foto
Nicholas Pfosi/Reuters

Peter Tsai reformou-se há dois anos, mas o cientista de materiais diz que nunca esteve tão ocupado. Quando o novo coronavírus começou a espalhar-se pelo mundo no início de Março, Tsai saiu da sua ainda muito curta reforma. Foi requisitado com urgência porque foi ele o inventor que, em 1995, patenteou o material de filtragem usado nas máscaras descartáveis N95.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção