Prepare-se para noites mais quentes. Calor continua até 17 de Julho

Temperaturas mínimas ao longo da próxima semana devem ultrapassar os 20 graus. No interior, as temperaturas máximas podem chegar aos 40 graus. IPMA alerta para onda de calor.

Foto
Vários pontos do país podem passar por ondas de calor, em especial no interior, alerta o IPMA PAULO PIMENTA

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mais uma semana de calor intenso em todo o território do continente, especialmente no interior. O tempo quente deverá durar pelo menos até ao dia 17, com as temperaturas máximas a poderem chegar aos 40 graus no interior.

No litoral, a temperatura máxima deverá variar entre os 30 e os 35 graus Celsius. Em regiões do interior, sobe para entre 35 e 40 graus. Salvo uma pequena descida de temperatura no dia 12, que não será significativa em Trás-os-Montes e no Vale do Tejo, o calor será intenso durante toda a semana.

Durante a noite, não será diferente: as noites, “em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio”, serão “noites tropicais”, com temperaturas mínimas acima dos 20 graus.

Os valores estão acima do habitual para a época e vários pontos do país podem passar por ondas de calor, em especial no interior, alerta o IPMA.

Esta sexta-feira, o instituto já tinha avisado que vinte concelhos nos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança estavam em risco máximo de incêndio. Há mais concelhos em todos os 18 distritos do país em risco muito elevado ou elevado.

O calor, diz o IPMA no seu site, deve-se a “um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica”, que, por consequência, “origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África”.

Sugerir correcção