Incêndios: Vinte concelhos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança em risco máximo

Pelo menos até terça-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos do continente por causa do tempo quente, que se vai manter elevada nos próximos. Esta sexta-feira, temperaturas máximas variam entre os entre os 24ºC em Aveiro e os 37ºC em Évora e Castelo Branco.

Foto
Paulo Pimenta

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança apresentam esta sexta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até terça-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos do continente por causa do tempo quente, que se vai manter elevada nos próximos.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo nove distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira. Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal vão estar sob aviso amarelo até às 21h de sábado devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral centro até ao início da manhã, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste no interior norte e centro até meio da manhã e para o final do dia, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e nas terras altas. Está ainda prevista uma pequena subida de temperatura, em especial na região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (no Porto e em Leiria) e os 21 (em Portalegre e em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 37 (em Évora e Castelo Branco).

Risco extremo de exposição aos raios UV

Sete distritos do continente e a ilha da Madeira apresentam esta sexta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em risco extremo estão os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja e a ilha da Madeira.

Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol. Em risco muito elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro, no continente, a ilha do Porto Santo e o arquipélago dos Açores.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção