Boa Economia para Tempos Difíceis, um excerto do livro dos Nobel da Economia 2019

O casal de economistas Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, distinguidos com o Prémio Nobel de Ciências Económicas 2019, mostram neste livro que “há muitas vezes a esperança de que o mercado resolva o problema da intolerância. (...) Contudo, nem sempre funciona assim.” Editado pela Actual, acaba de chegar às livrarias portuguesas. Leia um excerto do capítulo “Gostos, Desejos e Necessidades”.

Foto
Esther Duflo e o seu marido Abhijit Banerjee LUSA/CJ GUNTHER

A animosidade cada vez mais explícita contra pessoas de raças, religiões, etnias e até géneros diferentes tornou-se a componente básica dos líderes populistas em todo o mundo. Dos EUA à Hungria, de Itália à Índia, os líderes que oferecem pouco mais do que racismo e/ou intolerância como plataforma política estão a tornar-se elementos determinantes do panorama político, uma força no terreno que influencia eleições e políticas. Nos EUA, em 2016, quão profundamente uma pessoa se identificava como branca era um dos indicadores mais fortes de apoio a Donald Trump entre os Republicanos, muito mais do que, por exemplo, a inquietação em relação à economia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção