Produção na construção acentua queda para 8,8% em Maio

Os índices de emprego e de remunerações apresentaram em Maio quedas homólogas de 2,4% e 6,4%, respectivamente, contra descidas de 2,6% e 8,8% em Abril, pela mesma ordem.

ine,construcao,economia,emprego,
Foto
Miguel Manso

O Índice de Produção na Construção (IPC) passou de uma queda de 5,6% em Abril para uma contracção de 8,8% Maio, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, “o índice de produção na construção [média móvel de três meses ajustada de efeitos de calendário e sazonalidade] contraiu-se 8,8% em Maio, taxa inferior em 3,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em Abril”.

O segmento da construção de edifícios, que tinha registado uma queda de 5,2% em Abril, denotou uma quebra de 8,8% no mês de Maio, enquanto o de engenharia civil apresentou uma contracção de 8,9%, depois de ter caído 6,2% no mês anterior.

Já os índices de emprego e de remunerações apresentaram em Maio quedas homólogas de 2,4% e 6,4%, respectivamente, contra descidas de 2,6% e 8,8% em Abril, pela mesma ordem.

Em relação a Março, estes índices aumentaram 0,6% e 4,6%, respectivamente, que comparam com subidas de 0,5% e 1,9% em Maio do ano passado.

Sugerir correcção