Dos “conflitos” à “falta de idoneidade”: os argumentos da acção que quer travar Centeno

Iniciativa Liberal afirma que se Centeno for a governador terá de “ponderar conflitos de interesse”, do Novo Banco à CGD: ou toma decisões e gera a dúvida sobre a sua independência; ou não as toma e a sua acção é ineficaz. Conclusão: tem “falta de idoneidade”.

Foto
Centeno foi proposto governador dias depois de deixar de ser ministro pelo sucessor e seu ex-secretário de Estado, João Leão Francisco Romão Pereira

O deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo apresentou nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Administrativo a providência cautelar destinada a travar a passagem directa do ex-ministro das Finanças Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). O parlamentar quer que esta acção popular tenha efeito até se esclarecer se a nomeação que o Governo se prepara para fazer é legal ou até que “ocorram, entretanto, alterações legislativas que permitam ou impeçam expressamente essa nomeação”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção