Escultura de Alexander Calder vendida em Paris por quase cinco milhões de euros

Peça monumental de 3,5 metros de altura esteve mais de meio século a decorar uma residência de férias na Côte d’Azur.

Foto
A escultura em La Colle-sur-Loup DR

Uma escultura monumental de Alexander Calder (1898-1976) foi vendida, esta quarta-feira, pela leiloeira Artcurial, em Paris, a um coleccionador europeu não identificado, por 4.948.600 euros, um preço que superou anteriores vendas de obras do engenheiro-escultor americano na Europa. A peça em causa, uma stabile sem título, com a volumetria de 345x334x198 centímetros e feita em aço pintado de preto, foi criada em 1963 e, desde o final dessa década, esteve a adornar a entrada de uma residência familiar de férias em La Colle-sur-Loup, uma pequena comuna na Côte d’Azur, no sul de França, a uma escassa dúzia de quilómetros de Cannes.

“É a primeira vez que uma stabile de Calder com esta magnitude é leiloada em França”, anunciou, antes do leilão, Hugues Sébilleau, director do departamento de arte contemporânea da Artcurial, citado pela AFP.

Por contraposição com as mobile, que o escultor americano criou aos milhares, e muitas vezes coloridas, as stabile são esculturas de grandes dimensões, que podemos encontrar em parques e praças públicas em diferentes cidades de todo o mundo, como Chicago, Montreal, Caracas, Camberra, Telavive e Estocolmo. Em França, há duas outras esculturas com estas características do artista americano: na sede da UNESCO, em Paris, e num liceu de Grenoble.

A peça agora vendida na leiloeira dos Campos Elísios “é bem característica do estilo de Calder da altura”, disse à AFP o especialista em leilões Serge Lemoine, que destaca nela “uma estrutura muito assertiva e muito bem implantada” nos seus quatro pontos de apoio. “Ritmo e espaço são as composições vitais; as curvas respondem aos ângulos e as superfícies aos espaços vazios”, acrescentou Lemoine.

A escultura pertencia ao proprietário do Belambra Clubs, uma empresa filial do fundo de investimentos Groupe Caravelle, que tentava vendê-la desde há cinco anos.

Segundo noticia o diário Le Parisien, os quase cinco milhões de euros pagos agora por esta obra de Calder superam os 1,8 milhões de uma venda anterior de outra stabile do escultor, também realizada pela Artcurial, e os quatro milhões de um leilão mais antigo, em Londres.

Sugerir correcção