Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

Piloto espanhol vai fazer parte do elenco da equipa francesa a partir de 2021.

Foto
LUSA/JARO MUNOZ

A escuderia Renault anunciou nesta quarta-feira o regresso do piloto Fernando Alonso à Fórmula 1, com o espanhol, que abandonou a modalidade em 2018, a assinar um contrato de dois anos com mais um de opção.

O bicampeão mundial, agora com 39 anos, vai regressar à Renault em 2021, substituindo o australiano Daniel Ricciardo, que se vai mudar para a McLaren.

“A Renault é a minha família, são as minhas melhores recordações na Fórmula 1, com os meus dois títulos mundiais, mas, agora, estou a olhar para o futuro. É com um grande orgulho e uma enorme emoção que regresso à equipa que me deu uma oportunidade no início da minha carreira e que agora me oferece a possibilidade de regressar ao mais alto nível”, disse o espanhol, citado em comunicado da escuderia.

Esta será a terceira passagem de Alonso pela Renault, equipa com a qual conquistou dois campeonatos mundiais de pilotos, em 2005 e 2006, pondo fim a cinco títulos consecutivos do alemão Michael Schumacher.

“A contratação de Fernando Alonso faz parte do plano do Grupo Renault de continuar comprometido com a F1 e de regressar ao topo da competição. A sua presença na equipa é um ganho formidável a nível desportivo, mas também para a marca, à qual está muito ligado”, disse Cyril Abiteboul, director da Renault Sport Racing.

Depois de uma experiência mal sucedida na McLaren, Alonso regressaria à Renault em 2008 e 2009, numa passagem sem o mesmo sucesso e marcada pela polémica do “Singapuregate” (o director da equipa, Flavio Briatore, acabaria banido na sequência das acusações de ter manipulado o GP de Singapura de 2009, forçando o outro piloto da equipa, o brasileiro Nélson Piquet Jr., a provocar deliberadamente um acidente para dar a vitória a Alonso).

O espanhol rumou à Ferrari, que representou até 2018, sem nunca voltar a conquistar o título.

Depois de ter saído da Fórmula 1, Fernando Alonso sagrou-se campeão mundial de Resistência, com a Toyota, venceu as míticas 24 Horas de Le Mans (por duas vezes), também com a marca nipónica, as 24 Horas de Daytona e disputou, já este ano, o Rali Dakar de todo-o-terreno, terminando em 13.º na estreia.

Sugerir correcção