Shelfie Style: as estantes do nosso (des)confinamento

O Homes in Colour faz parte dos Pares do Ímpar e foi criado, em 2014, por Sofia Sustelo que acredita ter como missão “inspirar um estilo de vida mais criativo, estético e poético”.

Foto
Fotografia e Styling Studio Mcgee

Se shelfie foi das palavras mais usadas no mundo da decoração em 2013, podemos dizer que ela está de volta e em força. Sem uma tradução literal para o português, a palavra serve para designar todas as estantes e prateleiras que devido ao estilo e atributos estéticos se tornam extremamente fotogénicas e visualmente apelativas. E a verdade é que são das imagens que mais gosto de ver e pesquisar no Pinterest e que me deixam sempre inspirada.

Fotografia e Styling Jacquelyne Clark
Fotografia e Styling Jacquelyne Clark
Fotogaleria
Fotografia e Styling Jacquelyne Clark

A palavra tem-se vindo a tornar popular nas redes sociais nos últimos anos, e a hashtag #shelfie conta já com mais de dois milhões de utilizações no Instagram e oferece uma boa dose de inspiração e ideias a quem gosta do tema e quer tirar algumas ideias. Além de que fazer um restyling às nossas prateleiras pode ser uma boa forma de dar um novo look a uma zona ou divisão da casa.

Seja de uma forma funcional ou simplesmente como display das nossas peças e objectos preferidos, aqui ficam algumas ideias e sugestões para as tornar mais bonitas e com estilo.

Foto
Imagem Pinterest

1. Escolher uma paleta de cores harmoniosa e coesa e não fazer grandes variações cromáticas. Ou em tons terra, em pretos e brancos ou em tons nude, estas são três das minhas opções preferidas. Pequeno truque: se as lombadas dos livros e revistas fazem muito ruído visual, podemos sempre virá-las ao contrário.

Fotografia e Styling The Design Chaser
Fotografia e Styling The Design Chaser
Fotogaleria
Fotografia e Styling The Design Chaser
Foto
Fotografia e Styling Coco Lapin Design

2. Esquecer a simetria e alternar alturas, formas e direcções para criar dinamismo e interesse visual. Se alguns objectos são demasiado altos ou demasiado baixos para as prateleiras, criar diferentes camadas e empilhar é uma das opções mais giras. Pode-se utilizar livros, caixas ou outros objectos para elevar peças mais pequenas ou colocar horizontalmente elementos mais altos, conjugando verticais com horizontais. Colocar alguns objectos à frente de outros ajuda também a criar profundidade, que é outro elemento importante.

Foto
Fotografia e Styling Alma Arrieta
Fotografia e Styling Alma Arrieta
Fotografia e Styling Alma Arrieta
Fotogaleria
Fotografia e Styling Alma Arrieta

3. Diversificar e incorporar elementos naturais com outros de diferentes formas e texturas. Os verdes não podem faltar como plantas, cactos ou suculentas, e o ideal é misturá-los com peças em cerâmica, caixas de diferentes materiais, tabuleiros em madeira, taças, quadros e molduras. Tudo contribui para enriquecer o cenário e dar mais vida.

Foto
Fotografia e Styling Studio Mcgee

4. Trabalhar com números ímpares (deixar uma peça isolada para dar destaque) ou fazer conjuntos de três, cinco ou sete elementos ajuda a criar equilíbrio e interesse visual.

Foto
Imagem Pinterest

5. Por último, acrescentar uma pequena peça de arte, como uma ilustração, um pequeno quadro ou uma fotografia preferida pode dar o toque final.

Foto
Fotografia e Stying Coco Lapin Design
Foto
Fotografia Pinterest

Homes in Colour by Sofia Sustelo ​é um parceiro do Pares do Ímpar. Os conteúdos publicados são da responsabilidade da autora. Pares do Ímpar é um projecto de parceria entre o PÚBLICO e criadores independentes de conteúdos em áreas especializadas, complementares ao alinhamento editorial do Ímpar.

Sugerir correcção