Detido suspeito de abuso sexual de criança em IPSS

A vítima, de 12 anos, e o suspeito, de 22, viviam em regime de internamento na instituição da Guarda. A PJ está também a investigar a suspeita de existir um segundo agressor.

Foto
fau fabio augusto

A Polícia Judiciária deteve, esta segunda-feira, na Guarda, um homem de 22 anos suspeito de abusar sexualmente de um rapaz de 12 anos, na Guarda. O crime terá ocorrido em Maio na instituição particular de solidariedade social (IPSS) onde os dois viviam “em regime de internamento”, segundo o comunicado da PJ.

O suspeito, estudante, foi identificado e detido pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Guarda da PJ e já foi presente a interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.​

Ao PÚBLICO, o director do DIC da Guarda, José Monteiro, explicou que a investigação foi iniciada há cerca de duas semanas, na sequência de uma chamada da PJ à instituição por causa de uma rixa que resultou numa tentativa de homicídio.

Durante as interacções com alguns dos jovens da IPSS, surgiram suspeitas de algum tipo de abusos entre internos deste colégio praticados pelo autor da tentativa de homicídio e pelo homem de 22 anos detido esta segunda-feira, tendo como vítima a criança de 12 anos.

A investigação “deu consistência” às suspeitas levantadas pelos outros jovens da instituição, de acordo com José Monteiro, resultando na detenção do homem que ainda vivia na IPSS. A suspeita de que o outro jovem abusava da vítima “também se parece confirmar”, de acordo com o director, sendo que nesse caso a urgência dada foi menor uma vez que já tinha sido aplicada ao suspeito a medida de coacção de prisão domiciliária, na sequência da tentativa de homicídio.

Notícia actualizada às 18h00 com as declarações do director do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, José Monteiro.

Sugerir correcção