Boris Johnson recebeu enfermeiro português que o tratou

Luís Pitarma foi um dos enfermeiros que tratou de Boris Johnson quando este esteve internado com covid-19. Recebeu alta a 12 de Abril.

Foto
Fotografia retirada do Twitter de Boris Johnson DR

O enfermeiro português Luís Pitarma foi recebido no domingo pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, juntamente com outros profissionais de saúde, no âmbito das celebrações do 72.º aniversário do serviço público de saúde NHS. 

Um porta-voz do primeiro-ministro confirmou à agência Lusa que Pitarma participou na recepção na residência oficial de Downing Street, juntamente com a enfermeira neozelandesa Jenny McGee e os dois médicos Nick Price e Nick Hart, além de outras pessoas.

Os quatro podem ser vistos em imagens partilhadas na conta oficial de Boris Johnson na rede social Twitter, que mostram o português e a colega a rirem-se junto ao primeiro-ministro.

Natural de Aveiro, o português de 29 anos foi um dos enfermeiros que tratou de Boris Johnson quando este esteve internado com covid-19. “Senti-me um pouco estranho porque nunca tinha tratado de outra pessoa tão importante antes”, mas ele era “um doente como qualquer outro, uma vida como qualquer outra”, contou na altura ao PÚBLICO.

Os quatro profissionais de saúde foram destacados por Boris Johnson em 12 de Abril após receber alta do hospital onde esteve internado uma semana devido a complicações relacionadas com uma infecção com o novo coronavírus.

O primeiro-ministro escolheu depois “Nicholas” como um dos nomes do filho que nasceu duas semanas mais tarde, em memória aos dois médicos britânicos que o trataram, e cujo primeiro nome também é Nicholas (Nick é um diminutivo). Numa declaração feita na ocasião, Johnson disse ter comemorado com funcionários do Hospital St Thomas, que lhe salvaram a vida.

A efeméride foi marcada com um aplauso nacional, à semelhança da iniciativa registada durante Março e Abril em honra dos profissionais de saúde e outros trabalhadores de serviços críticos que continuaram a trabalhar durante o confinamento no Reino Unido. 

O Reino Unido registou até domingo 44.220 mortes (em 285.416 casos de contágio) durante a pandemia covid-19, o número mais alto na Europa e o terceiro maior no mundo, atrás dos EUA e Brasil. A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infectou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Sugerir correcção