Porto, a Entrada para o Mundo: um dos capítulos do livro de Neill Lochery

Chega nesta terça-feira às livrarias, numa edição da Casa das Letras, um livro sobre o Porto do professor de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo na University College London, Neill Lochery. Aqui pode ler o segundo capítulo de Porto, a Entrada para o Mundo intitulado Origens. O autor que já tinha lançado em 2012 uma obra sobre Lisboa.

Foto
Adriano Miranda / PUBLICO

Não é raro a neblina do rio pairar sobre a cidade do Porto, cobrindo‑a com um longo manto de nuvens cinzentas húmidas até meio da manhã. Tal pode acontecer durante qualquer uma das quatro estações, mas é mais provável durante os meses de primavera e outono. A neblina aumenta o sentimento místico, enquanto o sol tenta reunir forças suficientes para a queimar, anunciando um céu azul profundo de meio‑dia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção