Comboio de luxo espanhol Al Andalus visita Portugal em 2021

A viagem, de quatro dias e três noites entre Sevilha, Lisboa e Porto, está marcada para o mês de Agosto do próximo ano.

Foto
David Lefranc/Gamma-Rapho via Getty Images

O Al Andalus, o equivalente espanhol ao Nostalgie ​Expresso do Oriente mas que circula essencialmente no Sul de Espanha, virá pela primeira a Portugal em 2021. A viagem, de quatro dias e três noites, está marcada para 11 de Agosto em Sevilha e 25 de Agosto no Porto, e inclui overnights em Lisboa e Mérida.

O programa agora divulgado pela Renfe não foge muito ao habitual nestas viagens de turismo ferroviário. Os clientes são recebidos de manhã no comboio-hotel onde fazem o check in e visitam depois a cidade. Ao fim da tarde regressam à composição e jantam a bordo, já em andamento, chegando à cidade seguinte a tempo de pernoitar com o comboio já parado a fim de proporcionar maior conforto. Neste caso será Mérida, onde, na manhã seguinte, após o pequeno-almoço, os passageiros irão conhecer a antiga Emerita Augusta e o seu extenso património arqueológico romano.

Ao fim da tarde, o Al Andalus parte com destino a Lisboa (via Badajoz, Elvas, Abrantes e Entroncamento), onde no dia seguinte os turistas visitarão os Jerónimos, a Torre de Belém e farão um passeio pela cidade com almoço num typical restaurant. O jantar já será a bordo, pela linha do Norte, ainda a tempo de dormir no Porto, onde se visitarão os sítios habituais, com destaque para os Clérigos e a Ribeira.

Foto
DR

Em sentido oposto, a viagem de cerca de 800 quilómetros repete-se com dormidas em Lisboa e Mérida. Os preços oscilam entre os 2500 e os 2700 euros por pessoa. Um terceiro passageiro num quarto pagará entre 1100 a 1500 euros.

O Al Andalus é um luxuoso palácio sobre rodas composto por quatro carruagens-salão, sete carruagens-cama (duas standard e quatro de categoria superior) e ainda três carruagens para cozinha e tripulação, bem como um furgão gerador que assegura a iluminação e o ar condicionado de toda a composição.

Cinco das carruagens deste comboio foram construídas em França nos finais dos anos 1920 e eram utilizadas pela monarquia britânica nas suas deslocações de veraneio entre Calais e a Côte d’Azur. A sua decoração, ao estilo da Belle Époque, foi respeitada, embora tenham sido introduzidos elementos mais modernos para garantir o conforto do século XXI.

Foto
DR

As suítes são autênticos quartos de hotel, com camas individuais ou de casal, minibar, cofre, roupeiro e casa de banho completa. Durante o dia as camas são transformadas em sofás, reaproveitando-se o espaço para que os passageiros possam apreciar a paisagem a partir do seu quarto. Em alternativa, podem desfrutar dos salões restaurante, que possuem pub e piano-bar.

Habitualmente, o Al Andalus faz um percurso circular com origem e destino em Sevilha e passagem por Córdova, Granada, Ronda e Cádis. Esta viagem dura sete dias e seis noites e os preços vão dos 1850 aos 4660 euros por pessoa. Para 2021 estão previstas 12 viagens entre Maio, Junho, Setembro e Outubro, evitando cuidadosamente a canícula de Julho e Agosto. Este último mês foi o escolhido para vir ao encontro da maior frescura da costa atlântica.

A Renfe possui também o Transcantábrico, um comboio de via estreita classificado como “grande luxo” que serpenteia pelas linhas do Norte de Espanha entre San Sebastián e Santiago de Compostela durante oito dias e sete noites e com paragens em vários locais turísticos. 

Num percurso quase paralelo, há uma oferta mais acessível, o Costa Verde Express, que liga Bilbau a Santander durante seis dias e cinco noites. A oferta da Renfe de comboios de luxo é completada com o La Robla Expresso, que oferece dois percursos: León a Bilbau (três e duas noites) e um percurso circular pelas Astúrias com partida e chegada a Oviedo (seis dias e cinco noites).

Sugerir correcção