Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal, diz PGR angolana

A empresária viu as suas contas bancárias e participações sociais serem arrestadas em Portugal.

Foto
LUSA/MANUEL ARAÚJO

A empresária Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana.

Na semana passada, uma fonte próxima da filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, considerou “injustificada” a eventual emissão de um mandado de captura internacional contra a empresária, garantindo que tem existido “absoluta disponibilidade” de Isabel dos Santos para se manter em contacto com os tribunais.

Comentando estas declarações, fonte da PGR considerou que poderá não ser necessária a emissão de um mandado, mas destacou que a audição do arguido é fundamental para exercer o contraditório e se defender das acusações.

“Se está disposta a colaborar com a Justiça, poderá não haver a emissão de um mandado de captura, mas essa colaboração passa por uma audição presencial que pode ser feita em Portugal ou outro país onde se encontrar”, declarou, explicando que essa audição pode ser solicitada através de uma carta rogatória.

As autoridades angolanas notificaram Isabel dos Santos em Luanda, mas a empresária “se estiver fora, pode perfeitamente pedir para ser ouvida noutro Estado com o qual exista cooperação judiciária”, reforçou a mesma fonte.

Sobre o processo, não quis adiantar detalhes por se encontrar ainda em fase de instrução e decorrerem “diligências investigativas”, mantendo-se o segredo de justiça.

Isabel dos Santos é visada, em Angola, em processos criminais e cíveis em que o Estado angolano reclama mais de cinco mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros).

O processo-crime partiu de uma denúncia do seu sucessor à frente da petrolífera estatal Sonangol, Carlos Saturnino, relativa a transferências monetárias alegadamente irregulares durante a gestão de Isabel dos Santos. Além da filha do antigo Presidente angolano, são também arguidos Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol, Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos e ex-presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola, Paula Oliveira, amiga de Isabel dos Santos e ex-administradora da NOS. O gestor de conta de Isabel dos Santos no EuroBic, Nuno Ribeiro da Cunha, também foi arguido, um estatuto que cessou com a sua morte no passado mês de Janeiro.

A empresária viu também as suas contas bancárias e participações sociais serem arrestadas em Portugal e em Angola e várias empresas ligadas a si serem alvo de buscas. Isabel dos Santos tem sempre afirmado a sua inocência, acusando a justiça angolana de forjar provas, e diz ser vítima de perseguição política.

Em Janeiro, o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou, com base na análise de um manancial de 715 mil ficheiros disponibilizados pelo pirata informático Rui Pinto, detalhes sobre alegados esquemas de Isabel dos Santos e do marido que lhes terão permitido desviar dinheiro do erário público angolano, através de paraísos fiscais. O caso ficou conhecido como o Luanda Leaks.

Sugerir correcção