O novo czar

Afinal, qual é o significado político da revisão constitucional? É simples e evidente: a Rússia entrou na fase final do processo de autoritarização.

Se tudo correr como previsto Putin terá, hoje, o caminho aberto para se tornar o Presidente perpétuo da Rússia. Os russos vão hoje às urnas para aprovar um conjunto de emendas constitucionais proposta por Putin. É a primeira grande revisão da Constituição pós-soviética, aprovada em 1993. O debate político concentrou-se na emenda que prevê que um ex-presidente se possa candidatar por dois mandatos de 6 anos, independentemente dos mandatos anteriores. Putin leva 20 anos no poder e o actual mandato termina em 2024. Poderá, assim, manter-se no Kremlin até 2036. Ultrapassar os 30 anos de Staline e aproximar-se dos 43 do seu ídolo confesso, Pedro, o Grande. É um novo Czar: Putin, o Grande.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção