Profissionais do SNS “não deram o litro, deram o garrafão” na pandemia. Agora um manifesto pede a salvação de ambos

O documento foi apresentado no Infarmed, em Lisboa, numa conferência em que o pneumologista Filipe Froes afirmou que o país não andou tão bem na fase do desconfinamento, ao contrário do que fizera na de mitigação.

Foto
Os profissionais do SNS deram tudo durante a pandemia, disse Filipe Froes Miguel Manso

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) soube adaptar-se para responder à pandemia de covid-19 apesar das suas fragilidades, e os seus profissionais envolvidos nesta luta “não deram o litro, deram o garrafão”, mas agora é altura de olhar para o futuro. A expressão e a conclusão é do pneumologista Filipe Froes, que esta terça-feira abriu a conferência Salvar o SNS – Estamos do Lado da Solução, no Infarmed, em Lisboa. No encontro foi apresentado um manifesto com o mesmo título, desenhado por 20 subscritores, nos quais o especialista se inclui, e que procuram assim apresentar propostas concretas para repensar o SNS.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção