Henrique Reinaldo Castanheira vence prémio literário UCCLA

Autor de 61 anos foi distinguido pela obra Heterónimo de Pedra, que deverá ser editada pela Guerra e Paz em Setembro.

Foto
O prémio também atribuiu menções honrosas a "Os Animais Mortos na Berma da Estrada", de Hugo Miguel dos Santos Pereira, e "Um Museu Que Arde", de Tiago Manuel Martins Aires rui gaudencio

O autor Henrique Reinaldo Castanheira venceu a quinta edição do prémio de revelação literária União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) com a obra O Heterónimo de Pedra, anunciou a organização no último domingo, 28 de Junho.

Em comunicado oficial, o júri do prémio enalteceu o texto do escritor português, de 61 anos, constituído por pequenos contos que se interligam e que têm o tema da viagem como elemento central. A obra será publicada pela editora Guerra e Paz, devendo chegar às livrarias em Setembro.

O prémio atribuiu ainda duas menções honrosas, destacando Os Animais Mortos na Berma da Estrada, um texto em prosa de Hugo Miguel dos Santos Pereira, de 36 anos e residente na Bulgária, e Um Museu Que Arde, obra em poesia de Tiago Manuel Martins Aires, de 37 anos.

Com candidaturas provenientes de 22 países, o júri – que inclui professores e escritores de todos os países de língua portuguesa, entre os quais o cabo-verdiano Germano Almeida e o brasileiro António Carlos Secchin – salientou também a qualidade de outras duas obras que chegaram ao lote de finalistas: 42 Dias e Espelhos, das brasileiras Fernanda Nogas e Cátia Sena Hughes, respectivamente.

Sugerir correcção