Coronavírus
Coronavírus já infectou 10 milhões de pessoas no mundo
O mundo ultrapassou este domingo, 28 de Junho, os 10 milhões de casos confirmados de covid-19 desde há quase seis meses: o primeiro surto, na altura de uma pneumonia desconhecida, foi reportado pela China a 31 de Dezembro, em Wuhan, na província de Hubei. A pandemia tem continuado a acelerar e o número de infecções duplicou em pouco mais de um mês: a contagem chegou aos cinco milhões de casos a 20 de Maio. Este domingo também nos aproximámos da barreira das 500 mil mortes provocadas pelo vírus SARS-CoV-2. Há, no entanto, um número positivo: mais de cinco milhões de pessoas já recuperaram.
Os países que mais contribuem para os 10 milhões de infectados
Evolução do total de casos confirmados
No mundo, os novos casos continuam a crescer
Os tops onde ninguém quer estar
Os valores referentes aos casos de covid-19 no mundo são todos do Our World in Data, extraídos em 28 de Junho às 15h55.
Como evoluíram as curvas de cada país após os primeiros 200 infectados:
A evolução da curva de infecção de cada país está dependente de várias variáveis que vão desde as medidas tomadas pelos governos para mitigar a propagação da doença até à quantidade de testes realizados. A forma como as populações cumprem as regras de distanciamento, a etiqueta respiratória e as medidas de higiene (como a utilização de máscara ou a lavagem das mãos) e a resposta dos serviços de saúde são outros dos factores relevantes para a evolução epidemiológica de cada país. Neste gráfico compara-se a evolução de cinco países europeus e da China após a confirmação do 200.º caso em cada um deles. Na linha relativa a Portugal pode ficar a saber, por exemplo, quantos dias passaram até agora desde o 200.º caso e quantos mais casos se somaram a esse dia após dia. O mesmo para cada um dos restantes países: EUA, Brasil, Rússia, Brasil e Reino Unido.
No mapa em baixo pode fazer o exercício com quantos países entender. Basta clicar num ou mais e verá em que ponto se encontra esse país, com quantos casos no total e quantos por milhão de habitantes. No gráfico ao lado conseguirá visualizar como tem sido a evolução nos países que optou por comparar.