Em Coimbra não é entre o 8 e o 80, é entre o 5 e o 554

Escolas secundárias Infanta D. Maria e Jaime Cortesão surgem em extremos opostos do ranking. Com a pandemia e o ensino à distância terão ficado ainda mais longe uma da outra. “Se há maior desigualdade, é agora”, diz a directora da segunda, enquanto volta a actualizar o número de alunos do agrupamento sem computador em casa.

Foto

A imponente fachada, herança do antigo liceu nacional, esconde agora instalações modernas e apetrechadas, legado da Parque Escolar. É sexta-feira, 13 de Março, estão confirmados 112 casos de Covid-19 em Portugal. Já foi anunciado que as escolas não abrirão na segunda-feira seguinte, mas ainda ninguém sabe que este será, para a maioria dos alunos, o último dia de aulas presenciais do ano lectivo. Muitos, aliás, anteciparam-se e ficaram em casa. A Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, está meio vazia. Volta a ser a escola pública mais bem classificada no ranking dos exames do secundário, ocupa desta vez o lugar 38, com uma média de 12,76 nas provas tidas em conta pelo PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção