Presidenciais são prova de fogo à deriva iliberal da Polónia

Apoiado pelo Lei e Justiça, Presidente Duda apostou forte na mensagem anti-LGBT para apelar ao eleitorado conservador. Embate com o liberal Trzaskowski numa segunda volta pode pôr travão no trajecto antidemocrático polaco.

democracia,mundo,uniao-europeia,eleicoes,polonia,europa,
Fotogaleria
Presidente Andrzej Duda é favorito, mas pode falhar eleição à primeira volta LUSA/LUKASZ GAGULSKI
democracia,mundo,uniao-europeia,eleicoes,polonia,europa,
Fotogaleria
Trzaskowski é presidente da câmara de Varsóvia e pode forçar Duda a uma segunda volta LUSA/RADEK PIETRUSZKA
democracia,mundo,uniao-europeia,eleicoes,polonia,europa,
Fotogaleria
Presidente Andrzej Duda é favorito, mas pode falhar eleição à primeira volta LUSA/ANDRZEJ GRYGIEL

Quem manda na Polónia é o Governo, mas é ao seu Presidente que cabe a última palavra sobre a entrada em vigor das leis e reformas do executivo. Num qualquer outro país de sistema semipresidencialista, o veto presidencial é uma das características elementares do princípio da separação e interdependência de poderes. Na Polónia actual, porém, ela é decisiva para o rumo da reformulação do regime democrático, iniciada em 2015, pelos ultraconservadores do partido Lei e Justiça (PiS). Por isso mesmo, há muito que uma eleição presidencial não importava tanto para o futuro dos polacos como a deste domingo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção