Israel prepara-se para anunciar anexação de parte da Cisjordânia — mas quanto?

Dúvidas sobre coordenação entre os EUA e Israel, e opiniões diferentes dentro dos próprios governos, deixam muitas dúvidas sobre que medida irá anunciar Benjamin Netanyahu em relação ao território palestiniano.

Foto
Cartaz com Netanyahu e Trump: "Não ao Estado palestiniano" LUSA/ABIR SULTAN

Na próxima semana espera-se um anúncio do Governo israelita em relação à anexação de parte da Cisjordânia. Mas será que vai acontecer? E se sim, que tipo de anexação? Há semanas que analistas e jornalistas debatem e escalpelizam a questão, analisando dito e não dito em declarações de responsáveis, contando concordâncias e discordâncias internas quer nos EUA quer em Israel. A conclusão? Como disse por telefone ao PÚBLICO o professor da Universidade de Haifa Eron Vigoda-Gadot, “ninguém pode dizer com certeza” o que vai acontecer.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção