“Se as pessoas vissem outras a morrer de covid-19 à volta delas, teriam medo de sair à rua. Nesta doença a compreensão do risco é muito mais complexa e difícil”

Se as pessoas perceberem o pouco que se sabe sobre a covid-19 e respectiva imunidade, vão naturalmente proteger-se, diz o epidemiologista Henrique Barros, a propósito dos ajuntamentos de jovens que têm feito aumentar o número de contágios.

Foto
Henrique Barros, especialista em saúde pública e presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto Manuel Roberto

Não é preciso nenhuma lupa para perceber que os jovens estão a sair à rua simplesmente porque se fartaram de estar em casa, lembra Henrique Barros, presidente do Conselho Nacional de Saúde e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Numa altura em que está a ocorrer com a covid-19 aquilo que, há umas décadas se passou com doenças como o sarampo, em que as pessoas se expunham deliberadamente à infecção para ficarem imunes, o especialista em saúde pública lembra que vale de pouco tentar reprimir ajuntamentos. Se as pessoas perceberem que pouco se sabe sobre a doença e respectiva imunidade, “irão naturalmente proteger-se”, sustenta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção