Ser Voluntário… na Associação Caminhando

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Tina Floersch/Unsplash

Área Geográfica: Arruda dos Vinhos
Tema: Apoio à Comunidade

Uma recomendação da Bolsa do Voluntariado, uma iniciativa da Entrajuda

A associação Caminhando — Aprendizagem Comunitária é uma comunidade de aprendizagem que presta apoio a famílias, com crianças dos dois aos dez anos, que procuram uma forma de ensino colaborativa entre pais-crianças-profissionais e comunidade envolvente.

Deste modo, a associação tem por objecto a intervenção ao nível do desenvolvimento local sustentável, mediante a promoção de actividades em áreas como a educação e formação, ecologia, saúde e bem-estar, cultura, inovação, apoio social e comunitário e outras actividades conexas.

Para dar resposta à sua missão, a associação tem duas respostas principais, a Casa de Cultura, onde desenvolvem actividades culturais, de lazer e lúdicas, bem como encontros, festas, oficinas, palestras e outras actividades dirigidas à comunidade em geral, e o Centro de Aprendizagem, que pretende ser um apoio às famílias que desejam envolver-se profundamente no processo de aprendizagem das suas crianças.

Qual o impacto da associação Caminhando?

Através do Centro de Aprendizagem, a associação tem uma sala da infância dos dois aos seis anos e um grupo de iniciação e de desenvolvimento ao primeiro ciclo (apoio ao ensino doméstico). Através da Casa de Cultura, a associação dinamiza oficinas, conversas, palestras para a comunidade em geral e sobre diversos temas.

Como posso ajudar?

Existem várias oportunidades em aberto na associação Caminhando:

  • gestão da comunicação: criar uma estratégia de comunicação integrada da associação que permita divulgar eficazmente o trabalho e as iniciativas desenvolvidas, criar a newsletter e processos simplificados de gestão de redes sociais;
  • artesãos e artistas: desenvolvimento de pequenos ateliers de manualidades, ofícios ou actividades de exploração artística e criativa com as crianças que frequentam actualmente o Centro de Aprendizagem da associação;
  • webdesigner: recriar o site da associação, no sentido de dispor de informação relevante, de forma atractiva e fácil acesso;
  • prospecção de oportunidades: voluntário que colabore na prospecção de oportunidades e escrita de propostas que possam vir a ser elegíveis para financiamento, como forma de captar financiamento para os projectos em desenvolvimento na associação;
  • gestor de associados: voluntário que possa colaborar na delineação de uma estratégia de captação de associados, bem como na gestão dos mesmos.

O que precisam de mim?

A disponibilidade dos voluntários varia consoante cada oportunidade de voluntariado e deve ser vista junto da associação.

Sugerir correcção