Abetardas estão a desaparecer do seu último reduto em Castro Verde

A plantação de culturas intensivas traduziu-se na redução das áreas de pousio e na perda de habitat natural adequado à alimentação das aves estepárias como a abetarda e o sisão.

Foto
AP/AMC ANTONIO CARRAPATO

O equilíbrio natural que existia na Zona de Protecção Especial (ZPE) de Castro Verde está a sofrer os efeitos da conversão acelerada dos modelos agrícolas que se observam no seu interior e no território envolvente. A vasta paisagem desarborizada do território conhecido por “Campo Branco”, que preserva uma das maiores concentrações de espécies estepárias do país - 22 grandes aves terrestres, 18 passeriformes (aves de pequeno e médio porte) e ainda quatro aves raras de entre as cerca de 200 espécies que vivem e se reproduzem na zona - está ameaçada.  

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção