Grão-de-bico salteado

O Compassionate Cuisine (em português, Cozinha com Compaixão) foi criado por Márcia Gonçalves, em 2012, e tem como missão a divulgação de receitas vegetarianas criativas. Faz parte dos Pares do Ímpar.

Foto
DR

A rapidez da execução de um salteado torna este processo culinário verdadeiramente apelativo para quem procura receitas descomplicadas e rápidas. É também um método no qual podemos utilizar uma variedade de ingredientes, abrindo espaço à conveniência de utilizar o que temos disponível no frigorífico, mas também a novas possibilidades e combinações de sabor, em cada prato.

A publicação desta semana é a minha receita padrão para a maioria dos salteados de legumes e leguminosas. Compreende apenas dois passos simples: começamos por saltear legumes ou proteínas vegetais que em poucos minutos ficam tenras; posteriormente, são adicionados ingredientes aromáticos (alho e gengibre), e um pouco de caldo de legumes, água ou vinho, para encorajar o cozimento mais rápido, e unir os sabores de todos os deliciosos elementos do salteado.

Foto
DR

Nesta receita, utilizei feijão verde, pimento e cenoura, mas, poderia ter utilizado outros hortícolas como brócolos (aproveitando também o caule cortado em juliana), espargos, alho-francês, cogumelos ou couves (adicionados no início do salteado, tal como descrito no passo 3), mas também, espinafres ou agriões, adicionados no último minuto, antes de retirar o salteado do lume.

Os legumes escolhidos foram cortados em tiras, um corte médio para ter mais superfície para dourar e desenvolver mais sabor e, claro, para a confecção ser mais rápida. Os legumes também devem ser adicionados ao wok em função do seu tempo de confecção e corte.

O molho permite veicular mais sabor e funcionar como elo que une os paladares de todos os ingredientes envolvidos no salteado. Nesta receita, utilizei a pasta de amendoim para aumentar a intensidade do sabor tostado e a amendoim, mas também molho de soja, uma pitada de açúcar (opcional), piripíri e sumo de limão. Por fim, no molho, também adiciono amido de milho que, embora não seja essencial, permite obter um caldo mais espesso.

Depois de explorados todos os elementos desta receita, o resultado é um prato de cores vivas, com legumes crocantes e grão-de-bico macio, envolvidos num molho espesso, de sabor intenso a amendoim, ácido e ligeiramente picante.

DR
DR
Fotogaleria
DR

Salteado de grão-de-bico e legumes com molho de amendoim

2 porções

25 min

Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
2 dentes de alho
2 colheres de chá de gengibre fresco
1 cenoura
1 mão de feijão-verde (10-12 vagens)
½ pimento vermelho pequeno, cortado em tiras
1 chalota (ou cebola pequena), cortada em fatias finas
1 colher de sopa de azeite
1 lata pequena (260 g) de grão-de-bico cozido, bem escorrido
2 colheres de sopa de salsa ou coentros frescos, picados
2 colheres de sopa de amendoins tostados, picados
Pimenta preta, a gosto

Molho de amendoim

Ingredientes:
1 colher de sopa (15-20 g) de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa (30 mL) de sumo de lima/limão
1 colher de chá de açúcar – opcional
1 colher de sopa de molho de soja
Menos de ¼ colher de chá de piripíri
2 colheres de sopa de água
½ colher de chá de amido de milho (dissolvido na água ou caldo) – opcional
Arroz agulha, basmati, ou integral, cozido, para acompanhar

Procedimento:
1. Pique o alho e o gengibre. Corte a cenoura em juliana, o pimento em tiras e a cebola em fatias. Descarte as pontas das vagens e corte-as em 3 a 4 porções.

2. Misture os ingredientes da receita do molho numa taça pequena.

3. Assim que todos os ingredientes estiverem devidamente preparados e os condimentos à mão, aqueça 1 colher de sopa de azeite num wok ou numa frigideira larga, preferencialmente antiaderente. Salteie a cenoura, feijão-verde, cebola e o pimento durante cerca de 6 minutos em lume médio-alto, até dourarem e começarem a amolecer. Mexa frequentemente para não queimar. Junte o alho e o gengibre, salteie durante alguns minutos (1-2) até dourar. Junte o grão-de-bico cozido e, por fim o molho. Envolva tudo e salteie durante 1 a 2 minutos até o molho engrossar. Rectifique os temperos, e adicione a salsa (ou coentros) e os amendoins tostados.

4. Sirva imediatamente assim, por si só, ou, acompanhado com arroz.


Compassionate Cuisine ​é um parceiro do Pares do Ímpar. Os conteúdos publicados são da responsabilidade da autora. Pares do Ímpar é um projecto de parceria entre o PÚBLICO e criadores independentes de conteúdos em áreas especializadas, complementares ao alinhamento editorial do Ímpar.

Sugerir correcção