NBA revela 16 casos positivos de covid-19

Competição será retomada em Orlando, na Florida, estado sob forte vaga de infecções.

Foto
LUSA/LARRY W. SMITH

Dezasseis basquetebolistas da NBA, de um total de 302, testaram positivo para covid-19, revelou esta sexta-feira a liga norte-americana, que pretende retomar a época no final de Julho, na Florida.

A identidade dos atletas não foi revelada, nem as equipas que representam, que ficam automaticamente de quarentena, assim permanecendo até indicação em contrário das autoridades.

A 31 de Julho, as 22 equipas reiniciam a competição concentradas no complexo desportivo da Disney, em Orlando, na Florida, estado que está sob uma nova forte vaga de infecções.

Malcolm Brodgon, dos Indiana Pacers, Jabari Parker e o ucraniano Alex Len, dos Sacramento Kings, assumiram ter contraído o vírus.

Len agradeceu à NBA “por ter posto em prática este protocolo de despistagem”, contudo ainda não está confirmado se os três atletas fazem parte dos 16 infectados.

Brogdon tem estado muito activo nas últimas semanas nos protestos contra as injustiças raciais após o assassinato, pela polícia, de George Floyd: o contexto das manifestações favorece a propagação da doença.

Jabari indicou que terá contraído o vírus “há alguns dias em Chicago”, cidade na qual está isolado, em quarentena.

O sérvio Nicola Jokic, dos Denver Nuggets, testou positivo em Belgrado, apesar de ser assintomático: deve voltar ao Colorado na próxima semana.

A concentração das equipas no complexo desportivo da Disney, em Orlando, na Florida, aumenta as preocupações, pois na última semana houve um forte ressurgimento do vírus.

Desde sábado que a Florida já registou mais de 24.000 novos casos, mais de um quinto dos 111.724 confirmados desde 1 de Março.

Até agora, o Departamento da Saúde ainda não actualizou o total de mortes associadas à covid-19 na Florida.

Sugerir correcção